22/07/2023
Empregad@s de Catanduva e região participam de Seminário Nacional sobre o Saúde Caixa neste sábado (22)
Definir uma pauta de reivindicações voltada para sustentabilidade e melhorias no plano de saúde dos bancários e bancárias da Caixa Econômica Federal. Este é um dos objetivos do Seminário Nacional sobre Saúde Caixa, que ocorre na manhã deste sábado (22), em formato virtual, com a participação de representantes dos trabalhadores eleitos em seminários estaduais e regionais realizados em todo o país.
Representando os trabalhadores de Catanduva e região, participam os diretores do Sindicato Antônio Júlio Gonçalves Neto e Patrícia M. G. Daga; a diretora da Fetec-CUT/SP regional 3, Flavia Venturin; e as empregadas Rita de Cássia C. Marino, Maria Cecília Lazarin e Ingrid Braun.
“Nossa luta é por um plano de saúde que seja viável para todos e que ofereça assistência à saúde com qualidade para os empregados ativos e aposentados. O Saúde Caixa constitui uma das principais conquistas da categoria”, ressaltou o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto, acrescentando que há muitos obstáculos a serem superados em relação ao financiamento e o modelo de custeio do plano de saúde, como o teto de 6,5% para o custeio do plano previsto no estatuto da Caixa.
> Saúde Caixa: cenário em 2023
> Saúde Caixa: desafios para sua manutenção
Os trabalhadores lutam também pelo retorno da descentralização do plano, com a volta de estruturas regionais, como as GIPES e REPES, visando melhorar o atendimento e o suporte ao usuário e aos credenciados, além de uma política de credenciamento que atenda as reais necessidades dos usuários.
Em 1° de julho, o plano de saúde completou 19 anos. Nesse período, as representações dos empregados, aposentados e pensionistas do banco público têm atuado para assegurar as premissas que nortearam a origem do Saúde Caixa: modelo de custeio 70% da empresa e 30% do empregado, seu caráter sustentável, solidário e para todos.
“Sentimos a necessidade de fazer um amplo debate sobre o Saúde Caixa, para que as bases nos tragam suas ideias e a gente possa aprofundar o assunto em um seminário nacional para apresentar soluções ao banco”, disse a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), Fabiana Uehara Proscholdt.
“Defendemos o aperfeiçoamento da gestão do Saúde Caixa. É urgente que ocorra uma melhoria do suporte ao plano, com revisão da estrutura que atende os usuários. Nossa disposição é de mobilizar os empregados para lutar para que esse benefício continue a ser sustentável e viável para todos os trabalhadores e esses encontros são uma forma de fortalecer a nossa mobilização. Por isso, a participação de todos nas ações propostas pelo Sindicato é fundamental", reforçou o diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
Acompanhe todos os desdobramentos do Seminário em nosso site e redes sociais:
Representando os trabalhadores de Catanduva e região, participam os diretores do Sindicato Antônio Júlio Gonçalves Neto e Patrícia M. G. Daga; a diretora da Fetec-CUT/SP regional 3, Flavia Venturin; e as empregadas Rita de Cássia C. Marino, Maria Cecília Lazarin e Ingrid Braun.
“Nossa luta é por um plano de saúde que seja viável para todos e que ofereça assistência à saúde com qualidade para os empregados ativos e aposentados. O Saúde Caixa constitui uma das principais conquistas da categoria”, ressaltou o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto, acrescentando que há muitos obstáculos a serem superados em relação ao financiamento e o modelo de custeio do plano de saúde, como o teto de 6,5% para o custeio do plano previsto no estatuto da Caixa.
> Saúde Caixa: cenário em 2023
> Saúde Caixa: desafios para sua manutenção
Os trabalhadores lutam também pelo retorno da descentralização do plano, com a volta de estruturas regionais, como as GIPES e REPES, visando melhorar o atendimento e o suporte ao usuário e aos credenciados, além de uma política de credenciamento que atenda as reais necessidades dos usuários.
Em 1° de julho, o plano de saúde completou 19 anos. Nesse período, as representações dos empregados, aposentados e pensionistas do banco público têm atuado para assegurar as premissas que nortearam a origem do Saúde Caixa: modelo de custeio 70% da empresa e 30% do empregado, seu caráter sustentável, solidário e para todos.
“Sentimos a necessidade de fazer um amplo debate sobre o Saúde Caixa, para que as bases nos tragam suas ideias e a gente possa aprofundar o assunto em um seminário nacional para apresentar soluções ao banco”, disse a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), Fabiana Uehara Proscholdt.
“Defendemos o aperfeiçoamento da gestão do Saúde Caixa. É urgente que ocorra uma melhoria do suporte ao plano, com revisão da estrutura que atende os usuários. Nossa disposição é de mobilizar os empregados para lutar para que esse benefício continue a ser sustentável e viável para todos os trabalhadores e esses encontros são uma forma de fortalecer a nossa mobilização. Por isso, a participação de todos nas ações propostas pelo Sindicato é fundamental", reforçou o diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
Acompanhe todos os desdobramentos do Seminário em nosso site e redes sociais:
- WhatsApp: (17) 99259-1987
- Facebook: @bancarioscatanduva
- Instagram: @bancarioscatanduva
- Twitter: @seebcat
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa volta atrás, atende Sindicato e decide abonar horas dos jogos do Brasil na Copa
- Põe Mais Dinheiro Caixa! Afinal, o que é o teto?
- COE Itaú entrega pauta de reivindicações ao banco no dia 1º de julho
- Banco do Brasil apresenta proposta insuficiente para recomposição das reservas da Cassi
- Sindicato terá horário especial de atendimento na segunda-feira (29)
- Bancários cobram soluções do INSS para entraves no acesso a benefícios previdenciários
- Falta de segurança nos postos de atendimento do Mercantil coloca trabalhadores em risco
- Super Caixa: participe da consulta e fortaleça a luta por mudanças no programa de remuneração variável
- CUSC cobra mais transparência e melhorias no atendimento durante reunião com gestores do Saúde Caixa
- Categoria bancária aprova minuta de reivindicações para a Campanha Nacional Unificada 2026
- Contraf-CUT entrega à Caixa minuta de reivindicações específicas dos empregados
- Funcionários do Banco do Brasil entregam minuta de reivindicações à direção do banco
- Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban; Primeira negociação será dia 2 de julho
- Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho
- Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026