21/06/2023

Em atendimento à reivindicação do movimento sindical, Saúde Caixa abre edital para credenciamentos

Após anos de reivindicação do Conselho de Usuários do Saúde Caixa, dos empregados e de entidades como o Sindicatodos Bancários de Catanduva e região e a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), a Caixa lançou um edital para novos credenciamentos de profissionais, clínicas e hospitais para o plano de saúde dos empregados.

O edital amplia a possibilidade de credenciamentos em 970 cidades e abrange especialidades como clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, entre outras (clique aqui para conhecer as especialidades e cidades contempladas).

“Em muitas regiões do país houve aumento dos descredenciamentos de serviços médicos do Saúde Caixa, sobretudo no interior dos estados, e são muitas as aflições dos usuários que chegam até nós por não encontrarem atendimento na rede credenciada constante nos meios de comunicação do plano, consequências do período de sucateamento e intransigência nas negociações que caracterizaram a gestão anterior da Caixa", explicou o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região e da Apcef/SP, Antônio Júlio Gonçalves Neto. 

Para Chico Pugliesi, representante dos empregados eleito para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa, a notícia é positiva, mas ainda insuficiente.  “É importante ressaltar que essa ampliação de possibilidades de credenciamento é significativa, mas ainda não supre as necessidades que temos de credenciamentos também nas capitais e cidades maiores”, ressaltou.

É válido destacar, ainda, outras reivindicações do Conselho, da Comissão de Empregados e das entidades sindicais – a descentralização do atendimento do Saúde Caixa, o retorno da Gipes e dos comitês de credenciamento e descredenciamento regionais com a participação da representação dos trabalhadores. “A redução do número de credenciados é sentida por todos os usuários, e em certas regiões a situação é mais crítica pois há menos opções. Para fortalecer o plano, é necessário que o modelo atual, que centralizou os processos, seja revisto. Há um distanciamento muito grande entre os usuários e os responsáveis pelo plano. Com comitês regionais de credenciamento e descredenciamento é possível acompanhar mais de perto os problemas do Saúde Caixa”, apontou o diretor do Sindicato.

A próxima reunião do Conselho de Usuários está marcada para o dia 28 de junho.

Várias cidades que compõem a base territorial do Sindicato estão contempladas na lista de municípios abertos para credenciamentos. Além do prestador de serviços em saúde, os usuários também podem indicar os hospitais, clínicas e profissionais para fazer parte da rede credenciada do plano (saiba mais).

Transtorno do Espectro Autista (TEA) – Também está aberto o credenciamento de profissionais e empresas que atendem pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para formação da rede credenciada. A necessidade da ampliação da cobertura obrigatória para tratamento de TEA e Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) já havia sido discutida em reuniões do Conselho de Usuários. É importante ressaltar que o credenciamento para atendimentos TEA não se limita às 970 cidades especificadas no edital e está disponível para todas as regiões do país que tenha unidade da Caixa com usuários que precisem do atendimento.

Indicação importante – O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, incentiva a participação dos empregados na indicação dos profissionais e estabelecimentos. “Costumo dizer que o Saúde Caixa é um dos direitos mais valiosos dos empregados, conquistado com muita luta no Acordo Coletivo de 2004. E é fundamental que a gente faça parte da construção de uma rede credenciada que atenda todos os usuários, dos menores municípios até as grandes capitais”.

 
Fonte: Fenae, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS