04/05/2023
Caixa: Envie suas contribuições para o GT de caixas e tesoureiros
Os representantes dos empregados da Caixa estão se reunindo com o banco em um Grupo de Trabalho para debater as questões específicas dos trabalhadores que exercem as funções de caixa, tesoureiro e avaliador de penhor. A próxima reunião está prevista para o dia 18 de maio.
Quem exerce a função de caixa, tesoureiro e avaliador de penhor, seja de forma efetiva, por prazo ou por minuto, pode contribuir com o debate, encaminhando suas sugestões e os principais pontos que devem ser abordados.
É importante que todos se manifestem por meio do link, para que o Sindicato possa compilar as contribuições e encaminhar aos representantes dos empregados no GT.
O Grupo de Trabalho foi uma conquista da Campanha Nacional de 2022 e já se reuniu duas vezes em 2023 para levar ao banco as reivindicações de cada uma das funções, uma no dia 31 de março e outra no último dia 20 de abril.
Até agora houve alguns avanços, como o comprometimento da Caixa em adequar mobiliário e equipamentos, e o acesso a sites de domínio da Caixa nas estações financeiras.
Porém, algumas das principais pautas ainda não foram debatidas, como o fim das funções “por minuto”; a volta da designação efetiva para o exercício das funções de caixa, tesoureiro e avaliador de penhor; o fim dos desvios de função e o fim da inclusão desses trabalhadores no time de vendas da agência.
"Já tivemos, em reuniões anteriores, um sinal de mudança na direção do banco público, que agora ouve os empregados e se compromete a valorizar a mesa permanente de negociação. Esperamos avançar na negociação das demais pautas, que foram abandonadas nos últimos anos pela gestão anterior, resultando em soluções para as questões que implicam no cotidiano dessas funções específicas e nas perspectivas de crescimento desses trabalhadores", ressaltou o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região e da Apcef/SP, Antônio Júlio Gonçalves Neto (Tony).
Também está prevista para 16 de maio uma plenária com colegas que estejam exercendo de forma efetiva ou não as funções de caixa, tesoureiro e avaliador de penhor.
“Precisamos voltar a ter a nomeação efetiva para as funções de caixas e tesoureiros, revertendo a alteração da RH 184 promovida em julho de 2016. A falta de nomeação efetiva afeta as unidades como um todo", explicou o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros.
"Reforço aos colegas, novamente, a importância da participação efetiva de todos os empregados nas ações propostas pelo Sindicato e demais entidades representativas. Precisamos nos manter organizados para fortalecer a nossa mobilização e nosso processo negocial, e cobrar da Caixa a apresentação de propostas que valorizem todo o esforço dos trabalhadores em prol do banco", acrescentou Tony Gonçalves, diretor do Sindicato.
Quem exerce a função de caixa, tesoureiro e avaliador de penhor, seja de forma efetiva, por prazo ou por minuto, pode contribuir com o debate, encaminhando suas sugestões e os principais pontos que devem ser abordados.
É importante que todos se manifestem por meio do link, para que o Sindicato possa compilar as contribuições e encaminhar aos representantes dos empregados no GT.
O Grupo de Trabalho foi uma conquista da Campanha Nacional de 2022 e já se reuniu duas vezes em 2023 para levar ao banco as reivindicações de cada uma das funções, uma no dia 31 de março e outra no último dia 20 de abril.
Até agora houve alguns avanços, como o comprometimento da Caixa em adequar mobiliário e equipamentos, e o acesso a sites de domínio da Caixa nas estações financeiras.
Porém, algumas das principais pautas ainda não foram debatidas, como o fim das funções “por minuto”; a volta da designação efetiva para o exercício das funções de caixa, tesoureiro e avaliador de penhor; o fim dos desvios de função e o fim da inclusão desses trabalhadores no time de vendas da agência.
"Já tivemos, em reuniões anteriores, um sinal de mudança na direção do banco público, que agora ouve os empregados e se compromete a valorizar a mesa permanente de negociação. Esperamos avançar na negociação das demais pautas, que foram abandonadas nos últimos anos pela gestão anterior, resultando em soluções para as questões que implicam no cotidiano dessas funções específicas e nas perspectivas de crescimento desses trabalhadores", ressaltou o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região e da Apcef/SP, Antônio Júlio Gonçalves Neto (Tony).
Também está prevista para 16 de maio uma plenária com colegas que estejam exercendo de forma efetiva ou não as funções de caixa, tesoureiro e avaliador de penhor.
“Precisamos voltar a ter a nomeação efetiva para as funções de caixas e tesoureiros, revertendo a alteração da RH 184 promovida em julho de 2016. A falta de nomeação efetiva afeta as unidades como um todo", explicou o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros.
"Reforço aos colegas, novamente, a importância da participação efetiva de todos os empregados nas ações propostas pelo Sindicato e demais entidades representativas. Precisamos nos manter organizados para fortalecer a nossa mobilização e nosso processo negocial, e cobrar da Caixa a apresentação de propostas que valorizem todo o esforço dos trabalhadores em prol do banco", acrescentou Tony Gonçalves, diretor do Sindicato.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa volta atrás, atende Sindicato e decide abonar horas dos jogos do Brasil na Copa
- Põe Mais Dinheiro Caixa! Afinal, o que é o teto?
- COE Itaú entrega pauta de reivindicações ao banco no dia 1º de julho
- Banco do Brasil apresenta proposta insuficiente para recomposição das reservas da Cassi
- Sindicato terá horário especial de atendimento na segunda-feira (29)
- Bancários cobram soluções do INSS para entraves no acesso a benefícios previdenciários
- Falta de segurança nos postos de atendimento do Mercantil coloca trabalhadores em risco
- Super Caixa: participe da consulta e fortaleça a luta por mudanças no programa de remuneração variável
- CUSC cobra mais transparência e melhorias no atendimento durante reunião com gestores do Saúde Caixa
- Categoria bancária aprova minuta de reivindicações para a Campanha Nacional Unificada 2026
- Contraf-CUT entrega à Caixa minuta de reivindicações específicas dos empregados
- Funcionários do Banco do Brasil entregam minuta de reivindicações à direção do banco
- Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban; Primeira negociação será dia 2 de julho
- Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho
- Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026