15/03/2023
Primeira vice-presidente aprovada na atual gestão foi diretora e vice-presidente de Pedro Guimarães
A primeira vice-presidente escolhida na atual gestão é velha conhecida de parte dos empregados.
Henriete Bernabé foi aprovada pelo Conselho de Administração da Caixa nesta terça-feira, 14 de março, para assumir a vice-presidência de Riscos (Vicor). Empregada de carreira da Caixa há 24 anos, Henriete passou a integrar a direção do banco durante o governo Bolsonaro. Na gestão de Pedro Guimarães, foi dirigente na Vilop, atuando como diretora na DEOPC e, posteriormente, como vice-presidente da área, no período em que a logística e segurança da Caixa passou por processos de reestruturação, afetando os empregados e o atendimento de demandas.
Posteriormente, Henriete assumiu a Vimar, vice-presidência responsável por fundos de governo, como o FCVS, FGTS e DPVAT. No período, os empregados de áreas vinculadas à sua vice-presidência procuraram o movimento sindical para denunciar o risco de prejuízos no resultado consolidado na GDP decorrentes de decisões arbitrárias da administração. Após intervenção dos dirigentes da entidade, foram realizadas mudanças para evitar os impactos.
No mesmo período, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região recebeu outras denúncias de trabalhadores vinculados àquela vice-presidência, como o cancelamento unilateral de férias que já estavam acordadas e programadas, com a justificativa de “alta demanda” na Cevat. Após atuação das entidades representativas dos trabalhadores, a situação foi revertida. As reclamações de empregados eram recorrentes, sobretudo queixas de desrespeito à jornada e imposição de metas abusivas, com relatos do uso do teletrabalho como forma de evitar o controle da jornada e seus reflexos, “viabilizando” o atingimento das metas.
Após sair da Vimar, Henriete assumiu a vice-presidência de Habitação (Vihab). Com a saída de Pedro Guimarães após as denúncias de assédio moral e sexual, Henriete foi nomeada interinamente como presidente da Caixa, até a posse de Daniela Marques. Sua saída da Vihab ocorreu em janeiro deste ano.
O Conselho de Administração da Caixa entendeu que a candidata à vice-presidência da Vicor é adequada para assumir o cargo neste momento. O movimento sindical seguirá acompanhando as situações relacionadas às relações trabalhistas, às condições de trabalho dos empregados e fiscalizará a atuação dos dirigentes da empresa, denunciando e cobrando o que for necessário para que os bancários da Caixa tenham condições dignas e que a instituição permaneça executando seu papel como banco público.
Henriete Bernabé foi aprovada pelo Conselho de Administração da Caixa nesta terça-feira, 14 de março, para assumir a vice-presidência de Riscos (Vicor). Empregada de carreira da Caixa há 24 anos, Henriete passou a integrar a direção do banco durante o governo Bolsonaro. Na gestão de Pedro Guimarães, foi dirigente na Vilop, atuando como diretora na DEOPC e, posteriormente, como vice-presidente da área, no período em que a logística e segurança da Caixa passou por processos de reestruturação, afetando os empregados e o atendimento de demandas.
Posteriormente, Henriete assumiu a Vimar, vice-presidência responsável por fundos de governo, como o FCVS, FGTS e DPVAT. No período, os empregados de áreas vinculadas à sua vice-presidência procuraram o movimento sindical para denunciar o risco de prejuízos no resultado consolidado na GDP decorrentes de decisões arbitrárias da administração. Após intervenção dos dirigentes da entidade, foram realizadas mudanças para evitar os impactos.
No mesmo período, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região recebeu outras denúncias de trabalhadores vinculados àquela vice-presidência, como o cancelamento unilateral de férias que já estavam acordadas e programadas, com a justificativa de “alta demanda” na Cevat. Após atuação das entidades representativas dos trabalhadores, a situação foi revertida. As reclamações de empregados eram recorrentes, sobretudo queixas de desrespeito à jornada e imposição de metas abusivas, com relatos do uso do teletrabalho como forma de evitar o controle da jornada e seus reflexos, “viabilizando” o atingimento das metas.
Após sair da Vimar, Henriete assumiu a vice-presidência de Habitação (Vihab). Com a saída de Pedro Guimarães após as denúncias de assédio moral e sexual, Henriete foi nomeada interinamente como presidente da Caixa, até a posse de Daniela Marques. Sua saída da Vihab ocorreu em janeiro deste ano.
O Conselho de Administração da Caixa entendeu que a candidata à vice-presidência da Vicor é adequada para assumir o cargo neste momento. O movimento sindical seguirá acompanhando as situações relacionadas às relações trabalhistas, às condições de trabalho dos empregados e fiscalizará a atuação dos dirigentes da empresa, denunciando e cobrando o que for necessário para que os bancários da Caixa tenham condições dignas e que a instituição permaneça executando seu papel como banco público.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa volta atrás, atende Sindicato e decide abonar horas dos jogos do Brasil na Copa
- Põe Mais Dinheiro Caixa! Afinal, o que é o teto?
- COE Itaú entrega pauta de reivindicações ao banco no dia 1º de julho
- Banco do Brasil apresenta proposta insuficiente para recomposição das reservas da Cassi
- Sindicato terá horário especial de atendimento na segunda-feira (29)
- Bancários cobram soluções do INSS para entraves no acesso a benefícios previdenciários
- Falta de segurança nos postos de atendimento do Mercantil coloca trabalhadores em risco
- Super Caixa: participe da consulta e fortaleça a luta por mudanças no programa de remuneração variável
- CUSC cobra mais transparência e melhorias no atendimento durante reunião com gestores do Saúde Caixa
- Categoria bancária aprova minuta de reivindicações para a Campanha Nacional Unificada 2026
- Contraf-CUT entrega à Caixa minuta de reivindicações específicas dos empregados
- Funcionários do Banco do Brasil entregam minuta de reivindicações à direção do banco
- Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban; Primeira negociação será dia 2 de julho
- Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho
- Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026