01/02/2023

Jurista Alysson Mascaro lança livro “Crítica do Fascismo”, com palestra e noite de autógrafos em Catanduva

O anfiteatro da Prefeitura Municipal de Catanduva foi palco, na noite de terça-feira (31), do lançamento do livro "Crítica do Fascismo", pela editora Boitempo, do jurista Marxista e docente da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Alysson Mascaro.

Em evento que reuniu mais de 150 pessoas, entre elas autoridades municipais, representantes de entidades sindicais e movimento sociais, com colaboração do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Mascaro conquistou atenção absoluta da plateia em mais de 1h30 de discurso sobre Estado, política, cultura e filosofia.

> Confira a galeria de fotos do evento aqui 

“O encontro abordou a necessidade de elaborar estratégias para somar forças e proporcionou momentos para construção coletiva de modos de resistência à ascensão de movimentos que flertam com o regime fascista, que atenta contra a nossa democracia e a liberdade e impõe ainda a precarização das condições de vida e trabalho. Enfrentar o fascismo é lutar também contra o processo histórico de constituição do Brasil, que explorou pessoas negras, indígenas, a natureza e as mulheres. Foi um evento grandioso! Ficam nossos agradecimentos ao público que prestigiou e ao grande jurista Alysson Mascaro”, destacou o presidente do Sindicato, Roberto Vicentim.
 

Lançado no mês e no ano em que se completam cem anos da Marcha sobre Roma, fato que simboliza o início do fascismo, a nova obra do jurista Alysson Leandro Mascaro – Crítica do Fascismo - é um estudo do fascismo pelo prisma marxista, em que o autor sistematiza as variadas análises e interpretações sobre o nazifascismo, apontando as diferenças entre as leituras liberais, as voluntaristas e as do marxismo.

"A proposta é organizar uma teoria geral crítica a respeito desse movimento, com base em um trajeto de reflexões que vem do século XX até os dias de hoje, teoria que se faz necessária diante das contradições capitalistas do presente", explicou Alysson Mascaro.
 

O jurista fez uma breve apresentação das teorias críticas do fascismo, mostrando suas filiações filosóficas e políticas, suas proximidades e diferenças. Apresentou, ainda, os debates marxistas até chegar ao nazismo e, depois, às compreensões posteriores acerca desse fenômeno. Abordou, ainda, reflexões do teórico do direito soviético Evguiéni Pachukanis, com destaque para o personagem prévio ao surgimento do fascismo, Gabriele D’Annunzio, e um resgate da história de fundação da cidade de Catanduva.
 

 
Alysson Mascaro concluiu o debate com uma reflexão crítica e materialista sobre os direitos humanos e sobre a falsa pretensão de que o direito e as instituições salvariam a sociedade das contradições extremas do capitalismo, como é o caso das contradições fascistas.
 

Após o evento, o autor seguiu para o auditório do Sindicato, onde promoveu uma noite de autógrafos e conversou a respeito do tema com jovens universitários e representantes de entidades sindicais e movimento sociais do município e região.
 
   

Confira abaixo a íntegra da palestra
 
Fonte: Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS