03/01/2023
PLR será paga quando em 2023?
Assim que o ano começa, para muitos bancários e bancárias surge uma dúvida: quando será o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR)?
Fruto de diversas negociações do movimento sindical bancário ao longo dos anos, o direito à PLR não é um “presente” dado pelos banqueiros. A PLR é uma conquista da mobilização e unidade dos bancários e bancárias junto ao Sindicato.
O próximo pagamento da Participação nos Lucros e Resultados é referente ao exercício 2022. Esse valor é chamado de “2ª parcela da PLR”, porque entre agosto e setembro do ano passado houve o pagamento da antecipação da PLR do exercício 2022.
Pelos acordos, os prazos de pagamento em 2023 são:
- Até dia 1º de março para os bancários e bancárias dos bancos privados;
- Até o dia 31 de março para os empregados e empregadas da Caixa Econômica Federal;
- Até dez dias úteis “após a data de distribuição dos dividendos ou JCP-Juros sobre Capital Próprio aos acionistas" para os bancários e bancárias do Banco do Brasil.
Quem luta, conquista!
Os bancários e bancárias foram os primeiros a conquistar a PLR prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), em 1995. O direito foi aprimorado durante a Campanha Salarial de 2007, quando foi garantido o valor adicional ao benefício. Posteriormente, em 2013, foi conquistado outro avanço: os trabalhadores passaram a possuir o direito à PLR sem IR para determinados valores e, a partir destes, descontos progressivos.
No 2º semestre de 2022 houve uma nova campanha salarial para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho. A atual CCT tem validade até dia 31 de agosto de 2024.
“Em todos esses anos a luta sempre foi dura. No entanto, não medimos e não mediremos esforços em negociar com os bancos e mobilizar a categoria em busca da ampliação de direitos. Nada nos é dado sem que a gente lute para conquistar. São a unidade e a mobilização dos trabalhadores que garantem essas importantes conquistas. E esse fortalecimento se dá também com a sindicalização da categoria, pois quanto maior o número de trabalhadores organizados e mobilizados no Sindicato, maior a nossa representatividade e poder de negociação. Invista em quem sempre luta do seu lado!”, ressalta o presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Roberto Vicentim.
Fique também por dentro das novidades da categoria acompanhando nossas redes sociais: Whatsapp, Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade