16/12/2022

“Assédio nunca mais” é tema de novo podcast da Fenae. Confira!

Com o tema “Assédio nunca mais”, a Fenae apresentou na quinta-feira (15), um novo podcast que discorre sobre os tristes episódios de assédio sexual que ocorreram na Caixa Econômica Federal, durante a gestão de Pedro Guimarães. 

Participam do bate-papo a diretora de Políticas Sociais, Rachel Werber; a jurista, escritora e advogada atuante nos processos da Caixa, Soraia Mendes e a psicóloga do trabalho, pesquisadora e professora, Fernanda Sousa Duarte. Com mediação de Soraya Paladini, jornalista da Fenae.

Soraia Mendes, advogada das vítimas que entraram com processo por assédio sexual contra Pedro Guimarães, é pós-doutora em Teorias Jurídicas Contemporâneas. Advogada criminalista especialista em Direitos das Mulheres. Perita em processo penal credenciada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos e escritora de várias obras, tais como "Criminologia Feminista: novos paradigmas" e "Processo Penal Feminista". Fernanda Souza Duarte é professora do PPG-PSTO/UnB, diretora de Projetos do GEPSAT, e responsável pela pesquisa sobre a saúde do empregado da Caixa, que aponta o agravamento das doenças relativas à saúde mental.

A abertura do programa conta com uma mensagem do presidente da Fenae, Sergio Takemoto, que fala sobre o posicionamento do movimento sindical de solicitar rigor na investigação das denúncias e medidas internas para coibir este tipo de violência. 

“É lamentável tudo isso que aconteceu com a Caixa. Desde 2019, a gente vê crescer as pressões nos trabalhadores e as denúncias de assédio moral na empresa, e que foi mais além, com os repugnantes casos de assédio sexual no meio coorporativo. No momento em que as empregadas se encorajaram e romperam o silêncio, a Fenae, além de assumir a responsabilidade de estar ao lado das colegas da Caixa, também intensifica o posicionamento do resgate à democracia, do resgate aos direitos, ao respeito pelos empregados e empregadas do banco público, respeito pela Caixa e pelo povo brasileiro”, ressalta Takemoto. 

Confira a íntegra:
 
Fonte: Fenae, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS