15/09/2022

Itaú anuncia terceirização e extinção de áreas

Em reunião com representantes do Itaú realizada na última segunda-feira (12), o movimento sindical foi surpreendido com o anúncio de que o banco irá terceirizar e extinguir áreas até a primeira quinzena de 2023.

Terceirização

O Itaú comunicou mais uma área a ser terceirizada, dessa vez o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), lotado na capital paulista. Os 270 funcionários da área terão prazo para realocação de 120 dias (até a primeira quinzena de janeiro de 2023).

Segundo o RH, a orientação junto aos gestores da área é que não seja feita nenhuma demissão durante o processo.

As entidades representativas dos funcionários se posicionam totalmente contra a decisão do banco, que acarreta demissões, precarização do trabalho e retirada de direitos.

“Isso é muito grave e é um desrespeito com os trabalhadores que não podem ser penalizados com a decisão do banco. Além do quê, com a medida os dados de clientes e informações sigilosas ficarão expostos a uma empresa terceirizada”, protesta Sérgio Francisco, membro da Comissão de Organização dos Empregados (COE Itaú).

O banco informou também a extinção da área mesa PJ (veículos) em face da automação bancária. Os trabalhadores afetados terão um prazo de 60 dias para se realocarem. O banco alega existir assessoria para realocação, mas os bancários afirmam o contrário.

“Já vimos esse filme. Tivemos um processo tenso na mesa PF e também no consignado. Não queremos que a situação se repita com a mesa PJ”, diz Sérgio.

Pool de Qualidade Agências digitais Personnalité

Outra área afetada e que deixará de existir é o Pool de Qualidade das Agências digitais Personnalité. A expectativa é que os 130 funcionários serão atingidos e realocados nas próprias agências digitais.

“O banco tem total condição de realocar todos os funcionários, tanto da área terceirizada quanto das áreas que serão extintas. O movimento sindical cobra a manutenção dos empregos ameaçados em outras áreas do banco. Trabalhadores não são mercadorias e merecem respeito”, afirma o membro da COE.

CPA-10

Desde junho de 2020 os funcionários da rede de agências vêm sendo alertados da necessidade da certificação CPA-10 em função das atividades realizadas.

Diante dessa exigência foi estipulado um prazo de três meses para a certificação, a ser combinado com os gestores, e o cadastramento no sistema dessa orientação.

No decorrer desta semana os gestores serão orientados para conduzirem conversas com todos os trabalhadores.

Lucro do Itaú cada vez maior

Somente no 1º semestre de 2022 o Itaú obteve lucro líquido recorrente gerencial de R$ 15 bilhões, alta de 16,2% em relação ao mesmo período de 2021 e de 4,3% em relação ao trimestre anterior, quando lucrou R$ 7,679 bilhões.

"Com esses resultados, nada justifica continuar eliminando postos de trabalho, implementar uma rotatividade tão alta e desrespeitar tanto os seus funcionários, que são os principais responsáveis pelo lucro astronômico alcançado pelo Itaú. Esses resultados fantásticos são fruto do trabalho dos bancários. Mas, infelizmente, não há contrapartida para a sociedade, apenas desemprego. O Sindicato defende a manutenção dos empregos e realocação imediata desses trabalhadores para as agências e departamentos do banco. Os que permanecem também ficarão sobrecarregados, com risco de adoecimento, pois os processos de tericeirização potencializam a pressão e o medo da dispensa, que já fazem parte do cotidiano.  Nas suas campanhas o banco usa a hashtag #feitocomigo, mas esta realidade mostra que o mais apropriado seria #feitosemvocê ou #feitoparademitir", ressalta o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Ricardo Jorge Nassar Junior.
Fonte: Seeb SP, com edição de Seeb Catanduva

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