12/09/2022

Movimento sindical cobra Caixa sobre denúncias em ativações de cartões

Empregados da Caixa denunciaram ao movimento sindical que estão sendo pressionados a cumprir metas de cartão de crédito seguindo estratégias que contrariam os normativos e podem causar graves prejuízos à vida funcional dos bancários.

Segundo os relatos recebidos, em alguns casos os bancários baixam o App Cartões Caixa no celular dos clientes e são coagidos a comprar um produto de baixo valor (menos de R$ 1), em lojas de aplicativos como Google Play e Apple Store, ou Amazon, apenas para ativar o cartão.

Também há o cadastro de cartões adicionais. Existiria até mesmo um grupo no aplicativo Teams com empregados de diversas SEVs recebendo essa orientação.

As denúncias ocorreram no âmbito da SR Sul, mas, segundo apurações, a prática está ocorrendo em agências subordinadas a diversas Superintendências Regionais.

As denúncias caracterizam um esquema que engloba indução do cliente a comprar algo que não quer ou não precisa, pressão abusiva para o cumprimento de metas e assédio moral contra os empregados, que ainda podem comprometer definitivamente suas carreiras no banco, caso seja aberto um processo na Corregedoria. Além disso, os dados sigilosos dos clientes ficam expostos a terceirizados, o que pode resultar em insegurança.

As denúncias demonstram a gravidade que atingiu a cobrança de metas na Caixa. Os bancários estão sendo pressionados a executarem uma prática que ultrapassa os limites da ética ao coagir os clientes a comprarem um produto apenas para ativar o cartão, para que haja um impacto no Conquiste.

Diante desta situação, as entidades representativas dos empregados se reuniram na última sexta-feira (9) com duas superintendências da Caixa, ocasião em que os representantes do banco alegaram ter havido “algum mal-entendido”; e que a comunicação para a rede é de que todos sigam os normativos; que jamais peguem o celular do cliente; nunca comprem produtos em aplicativos e sempre se limitem a apenas sugerir a ativação do cartão.

O compromisso das SRs foi o de orientar a rede a seguir estritamente os normativos do banco e não executar nenhuma prática que possa prejudicar os clientes. Agora, o movimento sindical espera que a Caixa, por meio das suas Superintendências Regionais, não divulgue nenhum tipo de orientação controversa ou escusa visando atingir metas para o aumento dos lucros.

O movimento sindical segue acompanhando a situação. O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região permanece atento à rotina dos empregados nas agências de sua base e orienta aos trabalhadores denunciar à entidade (veja os canais abaixo) se passarem por situação semelhante, com este tipo de orientação. O sigilo é garantido!

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e denuncie. O sigilo é absoluto.

> Você pode entrar em contato diretamente com um de nossos diretores através de seus contatos pessoais. Confira: Roberto Vicentim - (17) 99135-3215, Júlio Trigo - (17) 99191-6750, Antônio Júlio Gonçalves Neto (Tony) - (17) 99141-0844, Ricardo Jorge Nassar Júnior - (17) 99137-9897, Sérgio L. De Castro Ribeiro (Chimbica) - (17) 99707-1017, Luiz Eduardo Campolungo - (17) 99136-7822 e Luiz César de Freitas (Alemão) - (11) 99145-5186

> Redes Sociais: nossos canais no Facebook e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa linha de transmissão no WhatsApp. Adicione o número (17) 99259-1987 nos seus contatos e envia uma mensagem informando seu nome, banco e cidade em que trabalha.

 
Fonte: Apcef/SP, com informações de Seeb SP e edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS