01/09/2022

Bancári@s de Catanduva e região aprovam acordo e garantem a manutenção de todos os direitos da CCT

Em assembleia virtual, realizada entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, bancários de Catanduva e região aprovaram, por ampla maioria dos votos, a proposta final negociada pelo Comando Nacional d@s Bancári@s com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na Campanha Nacional deste ano. 

Também foram aprovados os acordos coletivos dos bancos públicos: Caixa e Banco do Brasil.
 

A próxima fase é a assinatura do acordo, prevista para esta sexta-feira (2).

“Após 20 rodadas de negociações e propostas rebaixadas, de crise econômica, desemprego e de um governo de extrema direita e que ataca direitos de toda a classe trabalhadora, a categoria bancária sai mais uma vez vitoriosa ao garantir a manutenção de todos os direitos”, ressalta o presidente do Sindicato, Roberto Vicentim.

O acordo foi fechado após dois meses e meio de duras negociações, nas quais o Comando Nacional dos Bancários precisou arrancar da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) uma proposta para 2022 e 2023, com reajuste de 8% nos salários, aumento de 10% nos vales alimentação (VA) e refeição (VR), além de um adicional de R$ 1.000,00 em vale alimentação, a ser creditado até outubro de 2022. A proposta também prevê reajuste de 13% para o teto da parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) neste ano e, para 2023, aumento real de 0,5% (INPC + 0,5%) para salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas. A nova CCT também traz avanços com uma cláusula sobre teletrabalho e também sobre assédio sexual e assédio moral.

“Todas essas garantias só foram possíveis porque, mais uma vez, com nossa mobilização desafiamos os ataques dos banqueiros e mostramos nossa força e disposição de luta. É muito importante que os bancários percebam a importância de ter direitos garantidos numa conjuntura como essa e de que com isso, ainda ajudaremos a economia nacional", enfatizou o presidente do Sindicato.

“Só temos a agradecer a todos os bancários que cumpriram o seu papel, atendendo à convocação do Sindicato e aos dirigentes, que incansavelmente estiveram junto à base levando informação, dialogando sobre a proposta e esclarecendo as dúvidas dos trabalhadores. Esta votação expressiva demonstra, mais uma vez, o comprometimento da nossa categoria, o seu entendimento acerca de todo o processo e o apoio a nossa entidade. Estão de parabéns todos os bancários e bancárias que entenderam o contexto atual, que reconheceram a luta dos seus representantes na mesa de negociação”, concluiu Vicentim.
Fonte: Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS