21/07/2022
Caravana dos Bancários mobiliza categoria e a população de Catanduva para a luta em defesa dos direitos
A Campanha Nacional dos Bancários 2022 já está nas ruas de Catanduva! O Sindicato dos Bancários realizou nesta quinta-feira (21) a Caravana da Mobilização, com a participação de lideranças da Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (Fetec-CUT/SP) e dos sindicatos de Araraquara e Barretos.
Com o mote #BoraGanharEsseJogo, a ação foi um chamado público para reforçar a importância do engajamento da categoria na luta para garantir a renovação dos direitos conquistados na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e obter vitória nas negociações com os bancos, ampliando as árduas conquistas.
Com o mote #BoraGanharEsseJogo, a ação foi um chamado público para reforçar a importância do engajamento da categoria na luta para garantir a renovação dos direitos conquistados na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e obter vitória nas negociações com os bancos, ampliando as árduas conquistas.

Com parada nas principais agências centrais da cidade, os dirigentes sindicais também dialogaram com a população, denunciando a exploração dos clientes e usuários dos serviços bancários por meio de juros exorbitantes e a precarização do atendimento.
“A superlotação e as filas nas agências evidenciam a política de redução de custos colocada em prática pelos bancos, que seguem lucrando bilhões às custas de demissões de pais e mães de família. Com a falta de funcionários nas agências, o atendimento fica comprometido. Os bancários que permanecem estão sobrecarregados com o acúmulo de funções, adoecendo fisicamente e mentalmente. É o lucro acima da vida! Por isso a defesa do emprego é uma de nossas principais reivindicações. Os bancos possuem condições suficientes de ampliar as contratações e oferecer condições dignas de trabalho aos seus funcionários”, destacou o presidente do Sindicato, Roberto Vicentim.


A reposição salarial e nas demais verbas também é reivindicação da categoria. “Vivemos uma crise socioeconômica grave, com recorde de desemprego e uma inflação que acabou com o poder de compra da classe trabalhadora e tirou a comida da mesa de milhares de brasileiros, colocando o país de volta ao mapa da fome. Lutamos por aumento real para suprir a desvalorização do salário, mas nossa luta vai além. É também uma questão social, e por isso a defesa dos bancos públicos também é pauta da nossa Campanha. São instituições que garantem o desenvolvimento de todo o país, fomentadoras de políticas de habitação, educação e saneamento básico, fundamentais para a agricultura familiar com a concessão de crédito também para médios e pequenos produtores. Não ao desmonte e à entrega do patrimônio nacional ao capital privado”, acrescentou Vicentim.

A manutenção do Estado Democrático de Direito também foi tema dos discursos do dia. “Estamos nas ruas pela Campanha Nacional dos Bancários, mas também queremos reforçar que defendemos a manutenção da democracia no nosso país, com eleições justas. O momento é de unidade de todos os trabalhadores para derrotarmos este projeto que lança um número cada vez maior de brasileiros nas ruas e na miséria. É preciso que a população escolha de forma consciente representantes que estejam realmente preocupados com a defesa dos direitos e conquistas da classe trabalhadora”, destacou o secretário geral do Sindicato, Júlio César Trigo.

A Caravana dos Bancários da Fetec-CUT/SP segue nesta sexta-feira (22) para Araraquara, com o apoio e a participação do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região nas atividades propostas.

SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Por unanimidade, STF reconhece existência de racismo estrutural no Brasil. Entenda
- Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade