12/07/2022
Agências do Santander terão atendimento gerencial das 9h às 17h a partir de 18 de julho
Sem nenhuma negociação com o movimento sindical, o Santander informou a rede, por meio de comunicado institucional, que todas as agências do Brasil terão atendimento gerencial das 9h às 17h, a partir de 18 de julho.
O movimento sindical procurou o Santander para questionar a nova medida, e está prevista uma reunião sobre o tema para a próxima semana.
O Santander há anos vem alterando o horário de atendimento, em uma clara tentativa de burlar a jornada de trabalho dos bancários. Foi o único banco que manteve o atendimento preferencial das 9h às 10h para o grupo de risco para a covid-19, mesmo quando o número de contaminações e mortes em decorrência da pandemia passou a diminuir. Além disso, o banco espanhol tentou também abrir suas agências aos sábados em outros momentos.
O Santander alega que já vem automatizando parte das funções, e que, com a ampliação do horário, pretende oferecer um atendimento melhor aos clientes.
“Só ampliar o horário de atendimento não garante um atendimento melhor, haja vista que o banco vem mantendo as demissões e aumentando as metas, resultando em sobrecarga de trabalho e adoecimentos. Mas, ao invés de contratar mais bancários para diminuir o volume de trabalho, o banco obriga os poucos gerentes a estenderem o horário de atendimento”, destaca Lucimara Malaquias, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE Santander).
“Lamentamos que, mais uma vez, o banco tome uma medida que tem consequências diretas no dia a dia de trabalho sem negociar com a representação dos trabalhadores, em desrespeito ao que determina o Acordo Coletivo (ACT) que o banco tem firmado com o movimento sindical”, reforça o secretário geral do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Júlio Trigo.
O Sindicato ressalta sua preocupação com os funcionários e reforça também a urgência de contratações, a fim de diminuir a sobrecarga de trabalho e, consequentemente, o fluxo de atendimento nas agências, se é esse o argumento do banco.
“A única coisa que importa para o banco parece ser o lucro”, lamentou Trigo.
O Sindicato quer ouvir os gerentes e entender os impactos desta decisão, para que o movimento sindical possa tomar outras providências e encaminhamentos. Procure o sindicato e seu representante sindical, e converse sobre sua rotina e suas funções.
Procure o Sindicato
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> Redes Sociais: nossos canais no Facebook e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
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O movimento sindical procurou o Santander para questionar a nova medida, e está prevista uma reunião sobre o tema para a próxima semana.
O Santander há anos vem alterando o horário de atendimento, em uma clara tentativa de burlar a jornada de trabalho dos bancários. Foi o único banco que manteve o atendimento preferencial das 9h às 10h para o grupo de risco para a covid-19, mesmo quando o número de contaminações e mortes em decorrência da pandemia passou a diminuir. Além disso, o banco espanhol tentou também abrir suas agências aos sábados em outros momentos.
O Santander alega que já vem automatizando parte das funções, e que, com a ampliação do horário, pretende oferecer um atendimento melhor aos clientes.
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“Lamentamos que, mais uma vez, o banco tome uma medida que tem consequências diretas no dia a dia de trabalho sem negociar com a representação dos trabalhadores, em desrespeito ao que determina o Acordo Coletivo (ACT) que o banco tem firmado com o movimento sindical”, reforça o secretário geral do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Júlio Trigo.
O Sindicato ressalta sua preocupação com os funcionários e reforça também a urgência de contratações, a fim de diminuir a sobrecarga de trabalho e, consequentemente, o fluxo de atendimento nas agências, se é esse o argumento do banco.
“A única coisa que importa para o banco parece ser o lucro”, lamentou Trigo.
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