31/05/2022
ATENÇÃO! Golpistas se passam pela Caixa em SMS que diz que assinatura eletrônica expirou

Cuidado, novo golpe na praça! Desta vez, os alvos são pessoas que possuem conta bancária na Caixa. Golpistas estão enviando mensagem SMS para as pessoas informando que a assinatura eletrônica que dá acesso ao Internet Banking expirou. No entanto, para reativar o acesso é preciso clicar em um link que está na mensagem.
Atenção! Bancos não enviam e-mail, SMS ou WhatsApp solicitando seus dados. Não clique em nenhum link enviado por SMS e não entre em contato com números de telefone que não são os oficiais da sua instituição bancária.
O SMS é enviado pelo número 87638 e NÃO é um canal oficial de comunicação da Caixa. Além disso, o endereço do site já indica que é uma fraude. Como a Caixa é um Banco Público, seus sites oficiais sempre possuem no endereço o ".gov.br". Ou seja, para o link da mensagem ser um link oficial da Caixa, ele não poderia ser ".com", mas sim ".gov.br".
Mas como os dados são roubados neste golpe?
Assim que o correntista clica no link ele será direcionado para um site idêntico a página inicial do Internet Banking da Caixa (veja imagens abaixo). O aviso diz que a conta está pendente de validação e, para evitar bloqueio total da conta, é preciso seguir o procedimento em tela.
Só que os golpistas solicitam que o correntista da Caixa digite seu usuário e senha do Internet Banking e clique em continuar. E é neste momento que o golpe é aplicado.
Os bandidos passam a ter acesso a seu usuário e senha e podem acessar a sua conta corrente a qualquer momento para movimentar o seu dinheiro.
Como não cair nesses golpes
Esse tipo de golpe onde o hacker usa um link de um site falso ou números de telefone é muito comum. Os assuntos usados como isca são variados.
Para o advogado Rafael Faben, especialista em Direito Digital e Proteção de Dados Pessoais, é fundamental que as pessoas tomem algumas precauções para evitar ao máximo cair em golpes virtuais.
O primeiro passo é desconfiar e não clicar em qualquer link enviado em nome das instituições financeiras. “O banco não vai fazer contato por e-mail, SMS e nem por WhatsApp. Antes de clicar, pesquise no Google se aquele domínio é realmente verdadeiro ou não”, explica Faben.
De acordo com o advogado, o ideal é seguir somente as orientações repassadas pelo site ou aplicativo do banco. E, caso ainda tenha dúvidas sobre a veracidade do e-mail ou SMS, busque informações direto com o banco.
Atenção! Sempre desconfie de promessas fáceis.
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