30/11/2021
Bancários de Catanduva protestam em defesa do emprego e contra as práticas antissindicais do Santander

O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região mais uma vez mostrou sua força na luta em defesa do emprego. Na manhã desta terça-feira (30), Dia Nacional de Luta, dirigentes protestaram contra a terceirização indiscriminada e as práticas antissindicais do Santander. A entidade promoveu um ato público em frente a agência Centro, em Catanduva (SP), para mobilizar a categoria contra a precarização do trabalho e o ataque a seus direitos.
Durante a ação, foi distribuído material informativo alertando os trabalhadores do quanto serão prejudicados com a nova manobra do banco. Também foram afixadas faixas na entrada da agência.

A terceirização promovida pelo Santander mudará a representação sindical dos bancários da área de tecnologia do banco, apesar de continuarem exercendo as mesmas funções, excluindo-os da categoria bancária e da abrangência de sua Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), o que acarretará em redução da remuneração total e no corte de vários direitos, além do aumento da jornada.
“A relação do Santander com seus funcionários sempre veio da precarização das condições de trabalho. E, mais uma vez, o banco pioneiro em atacar direitos trabalhistas demonstra seu desrespeito total com quem é responsável, de fato, pela sua lucratividade bilionária no país ao implementar medidas inconstitucionais e se negar a qualquer tipo de negociação”, denunciou Roberto Carlos Vicentim, presidente do Sindicato.
A política de terceirização não é nenhuma novidade da categoria bancária, e os banqueiros vêm se utilizando desse artifício para aumentar os seus lucros.
“Diante disso, ampliamos nossa mobilização em defesa dos bancários e reforçamos que não permitiremos que direitos sejam retirados. Nossa manifestação de hoje deixa claro que trabalhou para o banco, bancário é! Reivindicamos do Santander disposição em negociar, do contrário seguiremos construindo uma resistência cada vez maior e mais forte junto aos trabalhadores”, acrescentou o secretário geral do Sindicato, Júlio César Trigo.


SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Diretoria plena do Sindicato se reúne para análise de conjuntura e definição de estratégias de luta
- Dia Nacional de Luta em defesa da Previ: trabalhadores do BB realizaram protestos por todo o país
- Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
- Sindicato visita agências do Santander para alertar sobre os impactos da terceirização e reforçar mobilização contra a prática
- Novos exames do PCMSO devem ser oferecidos pela Caixa a partir de maio
- Trabalhadores do BB protestam nesta quarta-feira (16) em defesa da Previ e contra ataques do TCU e CNN
- PL do golpe é tentativa de anistiar Bolsonaro e legalizar ataques à democracia, alerta Contraf-CUT
- Entidades sindicais se mobilizam para Marcha a Brasília e 1º de Maio
- A quem interessa destruir a Cabesp?
- Isenção do IR até R$ 5 mil: 76% dos brasileiros concordam com criação de alíquota mínima para os mais ricos
- Previ: Entenda os interesses em torno do fundo de pensão. E a importância de defendê-lo
- Talentos Fenae/Apcef chega ao fim em clima de festa e confraternização dos empregados e aposentados da Caixa
- STF: aposentado não precisa devolver dinheiro da revisão da vida toda
- Santander ignora diversidade e dá passo atrás ao nomear homem para chefia de marketing
- Contraf-CUT: Ministro do TCU ignora relatório solicitado por ele mesmo em auditoria na Previ