13/09/2021

Bancários do grupo de risco no Santander não devem aceitar pressão para voltar ao presencial




O movimento sindical tem recebido denúncias de que gestores do Santander estão pressionando os bancários do grupo de risco a voltarem ao trabalho presencial. A entidade questionou o RH e a resposta foi que a orientação do banco é de que os funcionários que fazem parte do grupo de risco permaneçam em home office.

Portanto, o Sindicato dos Bancários de Catanduva e região orienta os bancários que se sentirem pressionados a denunciarem à entidade. "A pandemia não acabou e os trabalhadores e trabalhadores não devem retornar ao presencial até que se sintam seguros para isso. O próprio banco comunicou às entidades representativas que esta não é uma determinação da empresa”, explica o diretor do Sindicato, Luiz Eduardo Campolungo.

Há relatos de gestores que estão pedindo aos bancários do grupo de risco, hoje em home office, que procurem um médico do trabalho para pegar um laudo autorizando seu retorno ao presencial. Entretanto, o RH do Santander foi claro: a empresa não está solicitando nenhum laudo médico a esses trabalhadores. Então não se sinta coagido a seguir o que o gestor determina!

Por conta da pressão, alguns trabalhadores chegaram a solicitar aos médicos a autorização para retornar. “Mesmo que o trabalhador do grupo de risco tenha tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19, ele tem o direito de permanecer no teletrabalho e de se resguardar, ressalta Campolungo.”

O número de mortes, apesar de ter reduzido, ainda está alto, e especialistas apontam para o risco de uma nova onda de contaminações com as novas variantes, como a delta. Por isso, todo cuidado deve ser mantido.

Denuncie ao Sindicato

Se o banco não estiver cumprindo com o acordado, o bancário deve denunciar ao Sindicato, por meio dos nossos canais de comunicação. Isso pode ser feito através da ferramenta Denuncie, no site do Sindicato, pelo telefone (17) 3522-2409 ou pelo Whatsapp (17) 99259-1987. A identidade do denunciante é sempre mantida em sigilo!
Fonte: Seeb SP, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS