13/09/2021
Bancários do grupo de risco no Santander não devem aceitar pressão para voltar ao presencial
O movimento sindical tem recebido denúncias de que gestores do Santander estão pressionando os bancários do grupo de risco a voltarem ao trabalho presencial. A entidade questionou o RH e a resposta foi que a orientação do banco é de que os funcionários que fazem parte do grupo de risco permaneçam em home office.
Portanto, o Sindicato dos Bancários de Catanduva e região orienta os bancários que se sentirem pressionados a denunciarem à entidade. "A pandemia não acabou e os trabalhadores e trabalhadores não devem retornar ao presencial até que se sintam seguros para isso. O próprio banco comunicou às entidades representativas que esta não é uma determinação da empresa”, explica o diretor do Sindicato, Luiz Eduardo Campolungo.
Há relatos de gestores que estão pedindo aos bancários do grupo de risco, hoje em home office, que procurem um médico do trabalho para pegar um laudo autorizando seu retorno ao presencial. Entretanto, o RH do Santander foi claro: a empresa não está solicitando nenhum laudo médico a esses trabalhadores. Então não se sinta coagido a seguir o que o gestor determina!
Por conta da pressão, alguns trabalhadores chegaram a solicitar aos médicos a autorização para retornar. “Mesmo que o trabalhador do grupo de risco tenha tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19, ele tem o direito de permanecer no teletrabalho e de se resguardar, ressalta Campolungo.”
O número de mortes, apesar de ter reduzido, ainda está alto, e especialistas apontam para o risco de uma nova onda de contaminações com as novas variantes, como a delta. Por isso, todo cuidado deve ser mantido.
Denuncie ao Sindicato
Se o banco não estiver cumprindo com o acordado, o bancário deve denunciar ao Sindicato, por meio dos nossos canais de comunicação. Isso pode ser feito através da ferramenta Denuncie, no site do Sindicato, pelo telefone (17) 3522-2409 ou pelo Whatsapp (17) 99259-1987. A identidade do denunciante é sempre mantida em sigilo!
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Mudanças na Caixa às vésperas das negociações acendem alerta e geram cobrança por respeito aos empregados
- Ampliação da representatividade fortalece organização dos trabalhadores do ramo financeiro
- Torneio de Futebol 1º de Maio acontece amanhã, dia 23/05 no Clube dos Bancários
- COE cobra do Santander esclarecimentos sobre o “Conduta Certo”
- A direita e o centrão querem adiar o fim da 6x1 e criar benefícios fiscais para os empresários!
- CUSC cobra transparência e reunião urgente para debater problemas no Saúde Caixa
- Consulta Nacional mobiliza a categoria bancária em todo o país
- O que é jornada de trabalho, por que é preciso reduzi-la e acabar com a escala 6x1
- Fim da escala 6x1 sem redução salarial beneficiará metade dos trabalhadores do país
- Empregados da Caixa em SP debatem pautas e elegem representantes para o Conecef
- STF confirma constitucionalidade da Lei da Igualdade Salarial e reforça obrigação de transparência das empresas
- Comando Nacional propõe “Pacto pela saúde dos bancários"
- Lucro contábil da Caixa é de R$ 3,469 bilhões no primeiro trimestre de 2026
- COE Bradesco debate renovação do Supera para 2026 e garante avanço para gestantes
- Lucro do Banco do Brasil despenca 53,5% no 1º trimestre de 2026