28/08/2021
Bancários do Santander não devem mais usar WhatsApp para comunicação com clientes
Atendendo à reivindicação do movimento sindical, o Santander informou, há algumas semanas, que o uso do WhatsApp Business para conversas com clientes não será mais permitido, e que para se comunicar com clientes, os trabalhadores deverão usar os canais institucionais do banco.
O Santander também se comprometeu a orientar os bancários nessa transição, principalmente entre a última semana de agosto e primeira semana de setembro. A direção do banco comprometeu-se ainda a orientar permanentemente os funcionários sobre uso, acesso e principalmente compartilhamento de dados, visando a segurança de trabalhadores e clientes.
O Sindicato também alerta os bancários sobre a responsabilidade que têm ao usar essas ferramentas, por conta da segurança com as informações dos clientes. As entidades sindicais ainda solicitaram ao banco que, mais do que uma orientação, o Santander estude todo o fluxo de trabalho dos gerentes para que cada vez mais se reduza a necessidade dos clientes de procurarem os gerentes pelo WhatsApp. Além disso, que as soluções sejam possíveis dentro da jornada de trabalho e nos canais institucionais do banco.
Diante da nova orientação do banco, os gestores não podem mais pressionar os bancários a utilizarem o WhatsApp com clientes. Se os gestores continuarem assediando os bancários para isso, eles devem denunciar ao Sindicato. O Santander já concordou que não há segurança sobre o que se compartilha pelo WhatsApp, portanto, os trabalhadores não devem utilizá-lo.
É válido destacar que ainda levará um tempo para que de fato não se utilize mais o WhatsApp. O banco se comprometeu a estudar o fluxo e outras possibilidades de contato, mas até que isso se efetive em uma ferramenta específica, o Sindicato orienta que os trabalhadores utilizem apenas os canais institucionais do banco, para se resguardar de possíveis fraudes, erros ou outras irregularidades no processo.
Os bancários podem entrar em contato com o Sindicato pelo telefone (17) 3522-2409, através do WhatsApp (17 99259-1987) ou pelas redes sociais da entidade.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Decisão sobre a adequação da meta atuarial da Funcef é adiada
- Vitória da construção: G20 histórico abraça pautas do G20 Social
- Eleição da ANABB termina hoje (22). Confira os candidatos apoiados pelo Sindicato e Contraf-CUT
- 24 anos de privatização do Banespa: luta segue para preservar direitos e conquistas dos banespianos
- Campanha 21 Dias de Ativismo reforça luta pelo fim da violência contra a mulher
- Conselho Deliberativo da Funcef vai votar adequação da meta atuarial nesta quinta-feira (21)
- Em defesa do Saúde Caixa viável e sustentável, empregados cobram fim do teto de 6,5% e medidas de prevenção
- Sindicato e Fetec-CUT/SP debatem conjuntura e perspectivas para a categoria bancária
- Fim da escala 6x1 é tema de debate do Coletivo Nacional de Relações do Trabalho da Contraf-CUT
- Alô, associado! Venha curtir o feriado de quarta-feira (20) no Clube dos Bancários
- Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é conquista dos movimentos sociais
- Agências não terão expediente bancário nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra e Zumbi de Palmares
- Organização do trabalho nos bancos leva a adoecimento mental da categoria
- Caixa: Representação dos empregados entrega contraproposta para caixas e tesoureiros
- O sangue dos ancestrais negros continua a ser derramado, agora pelas ações policiais