30/07/2021
Coletivo do Itaú debate mobilização e se prepara para o Encontro Nacional

O Coletivo de Empregados do Itaú-Unibanco se reuniu na manhã de quinta-feira (29), no Encontro Estadual, para debater os temas que serão levados ao Congresso Nacional dos trabalhadores do banco. O encontro foi realizado de forma virtual pela FETEC-CUT/SP, com sindicatos da base de São Paulo.
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região participou representado pelo diretor Sérgio Luís de Castro Ribeiro, o Chimbica.
"Definimos os eixos principais que serão levados ao Encontro Nacional, como saúde, remuneração e emprego, e debatemos ainda as demandas dos funcionários, os desafios que terão pela frente e a importância de fortalecermos a luta em defesa da valorização desses trabalhadores. O encontro foi fundamental também para reforçar a unidade e organização da categoria bancária", ressaltou o diretor do Sindicato.
O diretor de Relações Sindicais da Fetec-CUT/SP e funcionário do Itaú, Valdir Machado de Oliveira, coordenou o encontro que abordou temas como Emprego, Saúde, condições de trabalho e Previdência. O aumento nas demissões e do assédio moral, com metas cada vez mais abusivas, também nortearam o debate.
‘’A participação dos empregados no Encontro Nacional será fundamental para a mobilização em defesa dos empregos, da garantia de direitos e da saúde dos funcionários, principalmente durante a pandemia’’, disse Valdir.
Banco demitiu e fechou agências em plena pandemia
Em uma análise de conjuntura, Catia Uehara, assessora econômica do Dieese, lembrou que apesar da variação do PIB estamos muito distantes da situação que vivíamos em 2013. A economista destacou que mesmo durante a pandemia, os cinco principais bancos lucraram muito e que o Itaú continua sendo o maior banco em total de ativos, com crescimento de 15% na carteira de crédito.
O banco prossegue com o fechamento de agências. Hoje, o Itaú conta com 3.041 unidades. Em 12 meses, o banco, que prossegue demitindo, fechou 115 agências físicas. Com exceção de profissionais da área digital, houve redução de 1.900 postos de trabalho. Segundo Catia Uehara, a previsão é que banco atinja um lucro de mais de R$ 6,3 bilhões no 2º bimestre deste ano.
Agenda
Encontro Nacional dos Trabalhadores do Itaú
Dia: 5 de agosto
Hora: 14 horas
Por videoconferência
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco
- Santander divulga agenda de expediente de fim de ano para os empregados
- Senado avança em PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais
- Live Fim de Ano Premiado premia 21 bancários e bancárias, celebra valorização da categoria e reconhece confiança dos associados no Sindicato
- Entenda por que Copom erra ao manter juros em 15%
- Cassi: BB apresenta proposta de antecipação de valores aquém das necessidades da caixa de assistência
- Déficit do Saúde Caixa confirma acerto da categoria ao aprovar novo ACT
- Campanha de Sindicalização 2025 da Fetec-CUT/SP premia bancários de Araraquara e Guarulhos
- Participe da pesquisa da FETEC-CUT/SP e ajude a aprimorar a nossa comunicação
- FETEC registra mais de 700 novas sindicalizações em campanha histórica
- 10 de dezembro: Dia de defender os direitos humanos e a democracia
- Categoria bancária reforça luta contra violência de gênero
- Centrais sindicais vão as ruas para exigir queda nos juros do Banco Central
- Empregados são orientados a não assinar termo enviado pela Caixa
- Pesquisa da Fenae quer ouvir empregados da Caixa sobre capacitação profissional