18/06/2021
Sindicato garante conquistas para grupo de risco; desrespeito deve ser denunciado
.jpg)
Graças as negociações do Sindicato junto ao banco Santander, os trabalhadores do grupo de risco do banco espanhol podem desenvolver trabalho com segurança em casa, desde o início da pandemia.
As conquistas importantes garantidas pelo movimento sindical garantem que grávidas, pessoas com 60 anos ou mais, e aqueles com cormobidades possam trabalhar em home office ou acumular horas negativas, sem prejuízos.
Essas conquistas são importantes, principalmente para as mulheres que compõe maioria no quadro de funcionários do banco. As bancárias correspondem a 59% dos trabalhadores do Santander no Brasil.
O Sindicato também tem cobrado do banco um maior cuidado com aqueles que precisam fazer o trabalho presencial, solicitando ainda que o Santander sinalizasse nas unidades informações e protocolos de segurança para os trabalhadores.
As informações que estão sendo disponibilizadas pelo Portal RH em relação ao distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel, fazem parte das ações negociadas pelo movimento sindical junto ao banco para preservar a vida também destes trabalhadores e de suas famílias. Grávidas, durante todo o período gestacional, estão proibidas de exercerem o trabalho presencial e o Santander precisa fornecer todos os equipamentos para o trabalho em home office.
“A atuação dos sindicatos e a unidade nacional da categoria estão sendo decisivas para manutenção dos empregos, da renda e da saúde dos bancários, com o afastamento daqueles pertencentes ao grupo de risco, além da exigência de EPI's e da manutenção dos protocolos de higiene em todos os locais de trabalho. Mais do que nunca nossa preocupação é com a saúde e a vida do trabalhador, e a união da categoria neste momento é muito importante para garantirmos os nossos direitos”, ressalta o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Luiz Eduardo Campolungo.
Monitoramento
O Sindicato tem monitorado todos os locais de trabalho. Mesmo com o empenho do movimento sindical em obter garantias e medidas de proteção, há registro de mortes na categoria e isso é preocupante.
Segundo levantamento do feito pelo Dieese, com base no Novo Caged, o número de desligamentos por mortes na categoria bancária teve crescimento de 176,4% entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021. E caso o bancário do grupo de risco seja convocado para o trabalho presencial, deve denunciar ao Sindicato (veja abaixo). O sigilo é garantido.
A atuação do Sindicato se torna mais eficaz com a participação dos trabalhadores, por isso é de fundamental importância que os bancários procurem a entidade para denunciar problemas no local de trabalho e se mantenham sindicalizados.
Canais de denúncia
> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e denuncie. O sigilo é absoluto.
> Você pode entrar em contato diretamente com um de nossos diretores através de seus contatos pessoais. Confira: Roberto Vicentim - (17) 99135-3215, Júlio Trigo - (17) 99191-6750, Antônio Júlio Gonçalves Neto (Tony) - (17) 99141-0844, Sérgio L. De Castro Ribeiro (Chimbica) - (17) 99707-1017, Luiz Eduardo Campolungo - (17) 99136-7822 e Luiz César de Freitas (Alemão) - (11) 99145-5186
> Redes Sociais: nossos canais no Facebook e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa linha de transmissão no WhatsApp. Adicione o número (17) 99259-1987 nos seus contatos e envia uma mensagem informando seu nome, banco e cidade em que trabalha.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Aprovada na Câmara, licença-paternidade de 20 dias é conquista histórica dos bancários
- Lucro do Itaú chega a R$ 34 bilhões enquanto milhares são demitidos
- Banco Central mantém a economia estrangulada com a Selic em 15%
- Abertas as inscrições para as eleições do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Senado aprova isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
- Tecnologia, trabalho e ação sindical: desafios e caminhos possíveis
- Trabalhadores denunciam: BC atua como inimigo do país com a prática de juros altos
- Sindicato denuncia abusos do Santander no Dia Nacional de Luta e reafirma defesa dos bancários
- Participação dos trabalhadores na gestão das empresas é de interesse público
- Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor
- Enquete da Câmara confirma rejeição da população à Reforma Administrativa
- Centrais Sindicais se reúnem com ministro Boulos para debater pautas da Classe Trabalhadora
- Trabalhadores vão às ruas, nesta terça-feira (4), para exigir queda na Selic
- Nota de Falecimento: Antônia Garcia de Freitas
- Bradesco segue demitindo enquanto lucro cresce 28,2%