09/06/2021
Com resultado negativo no REB e Novo Plano dos ativos, é preciso ter cuidado na escolha de resgate das contribuições

O balanço da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) mostrou que os planos REB e Novo Plano dos ativos tiveram suas cotas desvalorizadas em 2020. Diante da meta atuarial de 10,19%, a rentabilidade do REB ficou em 7,98% e a do Novo Plano atingiu 7,45%.
O resultado negativo surpreendeu, já que os planos têm histórico de superávit em anos anteriores. Em 2019, o REB atingiu 16,9% e o Novo Plano, 16,02% ante a uma meta de 9,18%. Em 2018 os resultados foram 10,87% e 10,05%, respectivamente, com meta de 8,09%.
Para os assistidos, REB e Novo plano alcançaram 11,8% e 10,95% em 2020 – percentuais pouco acima da meta atuarial (10,19%).
Com o resultado deficitário de REB e Novo Plano dos ativos, a diretora de Saúde e Previdência da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Fabiana Matheus, faz um alerta para os participantes com dúvidas sobre o que fazer com o que fazer com os recursos acumulados, pós-desligamento da Caixa. Com as cotas desvalorizadas, tanto quem deseja fazer resgate ou portabilidade quanto quem optar por conversão em benefício, vai consolidar prejuízo.
?“Se o participante tiver condição, o melhor a fazer é esperar e esperar e optar pelo autopatrocínio até que a cota recupere e atinja patamar melhor para pedir o benefício de renda vitalícia ou fazer o resgate. Isso vale tanto para REB quanto para Novo Plano”, avalia Fabiana, que ainda aconselha que a opção pelo resgate do saldo não é a melhor alternativa.
Pelo autopatrocínio o participante continua contribuindo com a sua parte e passa a contribuir também com os valores da patrocinadora. Mas atenção - é importante observar as condições do regulamento do plano em que o participante está vinculado, pois existe prazo máximo para essa opção após o desligamento da Caixa.
De acordo com o regulamento dos planos, o REB é o mais desfavorável para quem deseja fazer o resgate – os participantes podem sacar 100% das reservas acumuladas de suas próprias contribuições; no entanto, só podem resgatar até 20% dos recursos depositados pela patrocinadora.
Já no regulamento do Novo Plano, é possível resgatar o saldo total da conta, ou seja, as contribuições do participante e da patrocinadora, exceto valores oriundos de portabilidade de outros planos.
Também é importante destacar que não existe portabilidade entre os planos de benefício da Funcef. A incorporação do REB ao Novo Plano foi aprovada em 2014, mas nem a Caixa nem a Fundação deram andamento ao processo.
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região já publicou uma matéria para explicar as razões por que optar pelo benefício vitalício continua sendo o melhor negócio. Leia AQUI!
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Sindicato recebe lançamento do livro “Vai pra Cuba!... E eu fui!” com presença do autor e roda de conversa
- Eleições da Funcef: Participantes escolhem novos representantes para a Diretoria de Benefícios e conselhos
- Governo Lula prepara programa para renegociação de dívidas, que pode prever descontos de até 80%
- STF publica acórdão que inviabiliza a tese da “Revisão da Vida Toda”
- Representação dos empregados cobra diálogo e mudanças no Super Caixa em reunião com Vice-Presidência de Pessoas
- VAI ROLAR! Vem aí o Torneio de Futebol Society dos Bancários
- Eleições na Previ: conheça as propostas da Chapa 2 "Previ para os Associados"
- Funcef fecha 2025 com resultado positivo e alívio para os participantes
- Trabalhadores ocuparão Brasília pela redução da jornada e fim da 6x1, no dia 15
- GT de Saúde cobra respostas do Itaú sobre práticas que afetam bancários afastados
- Bancária e bancário, já começou a Consulta Nacional 2026. Participe!
- Por trás do alto nível de endividamento no país: enquanto governo busca soluções, Bacen penaliza população com juros altos
- Eleições Previ: Reunião com candidatos da Chapa 2, em Catanduva, reforça papel do diálogo e da informação na defesa dos associados
- Cartões de marcas próprias: aliados do varejo, vilões do orçamento
- Sindicato e Contraf-CUT cobram mudanças no programa Super Caixa e alertam para possíveis prejuízos aos trabalhadores