22/04/2021

Santander atende reivindicação das entidades sindicais sobre testagem da Covid-19



Atendendo a novas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e também às reivindicações do movimento sindical, o Santander anunciou novas medidas para prevenção e controle da Covid-19, incluindo novas regras de testagem sorológica. Agora, os testes para contatantes (pessoas que tiveram contato com alguém contaminado) serão no 5º dia após o contato com um caso confirmado de infecção com o coronavírus, mesmo que assintomático.

Nestes cinco dias, o trabalhador aguardará em casa e seu ponto eletrônico será abonado com uma justificativa específica para isto. Se o teste der negativo, o bancário volta ao trabalho e em caso de resultado positivo ele permanece afastado.

"Com o agravamento da pandemia em praticamente todo o país, bancários e bancárias precisam estar atentos e comunicar o quanto antes ao gestor caso sentirem qualquer sintoma relacionado a Covid-19 ou tiverem contato com pessoas que confirmaram a infecção, além de entrar em contato com a telemedicina do banco. Os protocolos definidos pelo Santander, com a participação do movimento sindical, precisam ser seguidos a risca. O coronavírus não é brincadeira! Pode causar danos à sua saúde, contaminar colegas de trabalho e familiares", ressalta o secretário geral do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Júlio César Trigo.

A partir daí, o Santander dará início aos procedimentos de testes para todos que tiveram contato com ele, afastando sua equipe e higienizando adequadamente o local. As instruções estão disponíveis no portal RH para gestores e para toda a equipe.

A princípio, o banco pretendia apenas implementar a recomendação da OMS em seus protocolos de testagem sorológica no 5º dia, mas os funcionários contatantes deveriam aguardar em casa e ficariam devendo horas pro banco. O movimento sindical cobrou o abono dos dias e o banco atendeu a reivindicação. 

Ainda há pontos frágeis no protocolo de saúde do Santander e o movimento sindical tem cobrado a implementação de medidas adicionais para garantir a segurança sanitária dos trabalhadores, além de um padrão de protocolo que abranja todos os bancos.

"Orientamos aos trabalhadores, ainda, que ao perceberem qualquer irregularidade no cumprimento dos protocolos, entrem em contato imediatamente com o Sindicato", enfatiza o dirigente.

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e denuncie. O sigilo é absoluto.

> Você pode entrar em contato diretamente com um de nossos diretores através de seus contatos pessoais. Confira: Roberto Vicentim - (17) 99135-3215, Júlio Trigo - (17) 99191-6750, Antônio Júlio Gonçalves Neto (Tony) - (17) 99141-0844, Sérgio L. De Castro Ribeiro (Chimbica) - (17) 99707-1017, Luiz Eduardo Campolungo - (17) 99136-7822 e Luiz César de Freitas (Alemão) - (11) 99145-5186

> Redes Sociais: nossos canais no Facebook e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa linha de transmissão no WhatsApp. Adicione o número (17) 99259-1987 nos seus contatos e envia uma mensagem informando seu nome, banco e cidade em que trabalha.

 
Fonte: Seeb SP, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS