19/03/2021
CUT e demais centrais sindicais chamam trabalhadores para "Lockdown Nacional"

É assustador o auge da pandemia que vive o país. Nos aproximamos de 300mil mortes e a média diária de óbitos está próxima de 3 mil e o governo nada faz. Por isso a CUT e as demais centrais sindicais preparam para a quarta-feira (24) um “lockdown da classe trabalhadora”. A ideia é cruzar os braços por 24h em defesa da vida, por vacinas, auxílio emergencial de R$ 600, empregos e contra as privatizações do governo Bolsonaro.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) aderiu à essa iniciativa e convoca a categoria bancária para a mobilização. Para isso, o Sindicato de Catanduva e região e os demais sindicatos da categoria organizam na segunda-feira (22) plenárias de base para preparar a mobilização.
> Nesta segunda-feira (22), às 19h, tem plenária estadual dos bancários em defesa da vida. Participe!
Plenárias
“A categoria bancária é uma das mais expostas à pandemia. Estamos na linha de frente no atendimento à população e agora vamos trabalhar de forma ativa no pagamento do novo auxílio emergencial. As plenárias devem preparar nossa participação na mobilização do dia 24, mas também vamos aproveitar para ver como a pandemia nos atinge. Vamos levantar os casos de óbito em cada local de trabalho, para que os sindicatos tenham um mapa de como a doença nos atinge. Vamos denunciar também os casos de gestores que obrigam as visitas externas e que não tomam as devidas providências para casos de contágio nas agências e outras unidades”, orientou a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira.
“Desde o início da pandemia, nós, do movimento sindical, temos buscado medidas que garantam a proteção à vida dos trabalhadores bancários. Com o agravamento da situação no país e os seguidos recordes de mortes pela doença, reforçamos essas reivindicações à Fenaban, que tem se negado a nos atender e a se comprometer com a preservação da saúde da categoria. Frente a isso, é fundamental que os bancários de Catanduva e região se unam aos bancários de todo o Brasil na pressão aos bancos para que atendam essas demandas, que são fundamentais para garantir a segurança dos trabalhadores. Participe da plenária no dia 22 e seja também ativo nas mobilizações virtuais que organizamos, como os tuitaços. Denuncie os problemas que ocorrem no seu banco. Só a luta nos garante!", acrescentou o presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Roberto Carlos Vicentim.
A mobilização do dia 24 também foi abraçada pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. As entidades que convocam o lockdown preparam um manifesto nacional, que será divulgado nos próximos dias. O movimento sindical e popular entende que o agravamento da pandemia exige uma resposta contundente. A orientação é para ficar em casa, sem trabalhar, mesmo se o trabalhador estiver em home office. Esvaziar as ruas no dia 24 será uma resposta a Bolsonaro, um negacionista que só prejudicou as medidas para o combate à pandemia.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Sindicato recebe lançamento do livro “Vai pra Cuba!... E eu fui!” com presença do autor e roda de conversa
- Eleições da Funcef: Participantes escolhem novos representantes para a Diretoria de Benefícios e conselhos
- Governo Lula prepara programa para renegociação de dívidas, que pode prever descontos de até 80%
- STF publica acórdão que inviabiliza a tese da “Revisão da Vida Toda”
- Representação dos empregados cobra diálogo e mudanças no Super Caixa em reunião com Vice-Presidência de Pessoas
- VAI ROLAR! Vem aí o Torneio de Futebol Society dos Bancários
- Eleições na Previ: conheça as propostas da Chapa 2 "Previ para os Associados"
- Funcef fecha 2025 com resultado positivo e alívio para os participantes
- Trabalhadores ocuparão Brasília pela redução da jornada e fim da 6x1, no dia 15
- GT de Saúde cobra respostas do Itaú sobre práticas que afetam bancários afastados
- Bancária e bancário, já começou a Consulta Nacional 2026. Participe!
- Por trás do alto nível de endividamento no país: enquanto governo busca soluções, Bacen penaliza população com juros altos
- Eleições Previ: Reunião com candidatos da Chapa 2, em Catanduva, reforça papel do diálogo e da informação na defesa dos associados
- Cartões de marcas próprias: aliados do varejo, vilões do orçamento
- Sindicato e Contraf-CUT cobram mudanças no programa Super Caixa e alertam para possíveis prejuízos aos trabalhadores