01/03/2021
Movimento sindical cobra do Mercantil apuração de denúncias sobre assédio moral

Diante denúncias feitas por funcionários do Mercantil do Brasil, representantes dos trabalhadores cobraram da direção e do RH do banco apuração imediata dos casos de assédio moral e a disponibilização de e-mail institucional do banco para o encaminhamento e resolução dos conflitos no prazo máximo de 45 dias, conforme estipulado na cláusula 61 da CCT, sob pena de multa por descumprimento de Convenção Coletiva caso o Mercantil não resolva os casos denunciados.
Segundo relatos dos bancários, o banco tem explorado trabalhadores e clientes com a cobrança de metas absurdas de produtos, em muitos casos de vendas casadas, o que contraria as regras do direito do consumidor.
O Sindicato vem denunciando frequentemente e cobrando a revisão da postura do banco no que tange à cobrança de metas e pelo fim do assédio moral, mas, mesmo com a atuação firme da entidade em defesa dos trabalhadores, funcionários do Mercantil estão utilizando anonimamente a internet para denunciar práticas abusivas no banco.
> Mercantil aterroriza funcionários com assédio moral e pressão por metas em plena pandemia
Em sites como o “Madruga News” e o aplicativo “VivaVídeos”, estão sendo criados e compartilhados vídeos e paródias sobre a truculência da área de INSS. Em uma das animações, um diretor do banco é comparado ao supervilão Thanos, da franquia dos Vingadores, do universo Marvel. As figurinhas do WhatsApp também estão sendo utilizadas para comparar o diretor e alguns superintendentes ao apresentador de televisão Roberto Justus, com seu slogan “Está demitido!”
As denúncias também devem ser encaminhadas para o canal do Sindicato "Denuncie" ou para a plataforma específica de denuncias de Assédio Moral, para que a entidade possa tomar as providências cabíveis e necessárias para extinguir a prática de assédio moral no Mercantil do Brasil.
O Sindicato também oferece atendimento jurídico gratuito aos trabalhadores sindicalizados, mostrando a importância da filiação para garantia dos direitos em caso de abuso autoritário do Mercantil do Brasil.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Bradesco lucra R$ 13,861 bi no semestre, mas segue demitindo e fechando agências
- Itaú lucra alto no semestre, mas segue extinguindo empregos e fechando agências
- Banco Central reduz Selic para 14% ao ano, mas juros seguem elevados e favorecendo apenas o mercado financeiro
- Financiários definem prioridades para a Campanha Nacional 2026
- CUT convoca mobilização nacional no dia 10 de agosto pelo fim da escala 6x1
- Mobilização ganha força nas agências e recado aos bancos é claro: a categoria exige valorização!
- Santander tenta intimidar Previc na Justiça para se eximir de obrigações com o Banesprev
- Saúde Caixa: Banco apresenta proposta que chega a dobrar mensalidade
- Economus: Diálogo com conselheiros resulta em propostas de melhorias no processo de autorização para exames
- Conferência Nacional dos Financiários começa com debate sobre perfil da categoria, saúde e prioridades da Campanha Nacional 2026
- BB perde a oportunidade de apresentar respostas às reivindicações dos trabalhadores
- Super Caixa precisa ser negociado e reconhecer o trabalho de todo o quadro de pessoal do banco
- Após pressão sindical, Itaú confirma vigilantes em todos os Espaços Itaú de Negócios até outubro
- CEBB cobra avanços para funcionários do Banco do Brasil em negociação nesta quarta-feira (5)
- Campanha Nacional Unificada das bancárias e dos bancários entra em fase decisiva