10/12/2020
Empregada da Caixa em Jundiaí (SP) busca doador para transplante de medula para a filha

A dificuldade das pessoas para conseguirem fazer um transplante de medula, fila cuja estatística é de um caso compatível a cada mil doadores no Brasil, está sendo vivida de perto por Melissa Manzutti, gerente da Caixa Econômica Federal de Jundiaí (SP), empregada da Caixa há 16 anos. Fernanda Manzutti, de 11 anos, filha de Melissa, é portadora de leucemia linfóide aguda e precisa urgentemente do transplante.
O Sindicato dos Bancários de Jundiaí encampou a campanha de conscientização, que ainda é apoiada pelo Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e pela Federação Nacional das Associações da Caixa Econômica Federal (Fenae), para incentivar a inscrição das pessoas como doadoras. O apelo se estende nacionalmente a todos que puderem se tornar doadores de medula. Hoje, conforme informações científicas, existem 80 doenças que podem ser tratadas por meio do transplante de medula. A de Fernanda é uma dessas.
Melissa contou que ela e o marido descobriram a doença da filha em fevereiro passado. Em seguida foi iniciado o tratamento, no hospital Pitangueiras, de Jundiaí. Realizado todo o tratamento, aguardou-se um período para exames de manutenção e foram esses exames que detectaram retorno da leucemia, quando os médicos comunicaram à família sobre a necessidade de ser feito o transplante.
Atualmente, Fernanda tem ido à cidade de São Paulo com a família todos os meses para dar continuidade ao tratamento, no Hospital São Luiz, da Rede D’Or, onde costuma ficar hospitalizada por uma semana.
‘Única chance’
“A única chance para nós, não apenas para Fernanda, é que as pessoas se inscrevam como voluntárias para serem doadoras de medula. A compatibilidade é muito difícil e quanto mais pessoas forem incluídas nesta rede, mais ajudará as pessoas com doenças que precisam do transplante.”, afirmou Melissa.
“Faço aqui um apelo para quem puder ajudar. O cadastro pode ser feito no hemocentro de qualquer cidade do País”, acrescentou a bancária. No transplante de medula óssea, as células do sangue defeituosas (doentes), desenvolvidas na medula, são substituídas por células novas e saudáveis. Elas podem ser advindas do próprio paciente (transplante autólogo) ou de um doador compatível, que pode ser aparentado ou não – este último, o caso possível para Fernanda, que não tem parentes compatíveis.
Para determinar a compatibilidade do doador com o paciente, são realizados testes laboratoriais, principalmente o HLA (Antígeno de Histocompatibilidade Leucocitária).
Como se inscrever
Quem tiver interesse e puder ser um doador de medula deve acionar o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea no site https://redome.inca.gov.br e tomar conhecimento de todo o processo, que é muito simples.
Para fazer a doação é preciso retirar apenas 5 ml de sangue. A partir dessa coleta, são feitos testes para compatibilidade e os dados entram no banco de dados nacional. Se houver compatibilidade com algum paciente, a pessoa é chamada para doação de medula óssea.
Os requisitos básicos para fazer uma doação de medula óssea são: ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado geral de saúde, não ter doenças infecciosas ou incapacitantes, doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Governo Lula sanciona lei que garante até 3 folgas por ano para exames médicos
- Eleições da Funcef: Participantes escolhem novos representantes para a Diretoria de Benefícios e conselhos
- Governo Lula prepara programa para renegociação de dívidas, que pode prever descontos de até 80%
- STF publica acórdão que inviabiliza a tese da “Revisão da Vida Toda”
- Sindicato recebe lançamento do livro “Vai pra Cuba!... E eu fui!” com presença do autor e roda de conversa
- Eleições na Previ: conheça as propostas da Chapa 2 "Previ para os Associados"
- VAI ROLAR! Vem aí o Torneio de Futebol Society dos Bancários
- Representação dos empregados cobra diálogo e mudanças no Super Caixa em reunião com Vice-Presidência de Pessoas
- GT de Saúde cobra respostas do Itaú sobre práticas que afetam bancários afastados
- Funcef fecha 2025 com resultado positivo e alívio para os participantes
- Trabalhadores ocuparão Brasília pela redução da jornada e fim da 6x1, no dia 15
- Por trás do alto nível de endividamento no país: enquanto governo busca soluções, Bacen penaliza população com juros altos
- Eleições Previ: Reunião com candidatos da Chapa 2, em Catanduva, reforça papel do diálogo e da informação na defesa dos associados
- Cartões de marcas próprias: aliados do varejo, vilões do orçamento
- Bancária e bancário, já começou a Consulta Nacional 2026. Participe!