03/12/2020

Santander convoca bancários doentes para exame de retorno; Veja como proceder



Devido à pandemia do coronavírus, o INSS está apresentando uma série de problemas que tem gerado muitos transtornos para os trabalhadores: atrasos nos agendamentos e realizações de perícias; análise de documentos; e para a emissão do resultado da perícia. 

Alheio a esta realidade, o Santander está convocando trabalhadores afastados pelo INSS ou que estão aguardando perícia do órgão para exame de retorno. 

Situação 1

Trabalhadores estão sendo convocados a passar no exame de retorno quando o atestado médico vence, antes da perícia do INSS. Por exemplo, se o trabalhador tem uma perícia agendada para o dia 30 de dezembro e o atestado médico é válido até o dia 20 de dezembro. Se, no exame de retorno, for considerado apto para o retorno ao trabalho pelo médico do banco, o trabalhador poderá aguardar a perícia do INSS trabalhando, conforme o decreto 8691/2016. 

Para evitar este tipo de situação, o trabalhador precisa manter sempre atualizados os atestados médicos a fim de evitar o vencimento dos mesmos.  

Situação 2

Quando há a cessação ou indeferimento do benefício do INSS, o banco convoca para o exame de retorno. Porém, o Santander não aceita atestados com datas anteriores ou com a mesma data do exame de retorno, apenas os com vigência após a data do exame de retorno no banco. Neste tipo de situação, o trabalhador tem de passar pelo exame de retorno quando há a cessação do benefício do INSS.

Para que o banco aceite um novo atestado médico, este terá de constar uma data a partir do dia seguinte do exame de retorno do banco.

Relação desrespeitosa, imoral e desumana

“O Santander demonstra mais uma vez sua intransigência ao ignorar problemas em decorrência da pandemia como atrasos nos agendamentos e realizações de perícias feitas pelo INSS, análise de documentos e para a emissão do resultado das perícias. Seu posicionamento é desrespeitoso, imoral e desumano na relação com os trabalhadores, que muitas das vezes adoeceram por causa da intensa carga de trabalho”, protesta o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Luiz Eduardo Campolungo.

O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região tem atuado em todos os casos em que é acionado a fim de tentar minimizar os impactos para os trabalhadores, mas para isso é importante que os bancários procurem a entidade (veja os contatos abaixos). 

É fundamental que os trabalhadores tenham em mãos todas as informações de forma detalhada: todos os documentos médicos, laudos e exames em dia para que tenham mais chances de resolver a situação. 

Procure o Sindicato

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e denuncie. O sigilo é absoluto.

> Você pode entrar em contato diretamente com um de nossos diretores através de seus contatos pessoais. Confira: Roberto Vicentim - (17) 99135-3215, Júlio Trigo - (17) 99191-6750, Antônio Júlio Gonçalves Neto (Tony) - (17) 99141-0844, Sérgio L. De Castro Ribeiro (Chimbica) - (17) 99707-1017, Luiz Eduardo Campolungo - (17) 99136-7822 e Luiz César de Freitas (Alemão) - (11) 99145-5186

> Redes Sociais: nossos canais no Facebook e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa linha de transmissão no WhatsApp. Adicione o número (17) 99259-1987 nos seus contatos e envia uma mensagem informando seu nome, banco e cidade em que trabalha.
 
Fonte: Seeb SP, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS