04/11/2020
Pandemia reforça necessidade das empresas públicas no desenvolvimento do país

Não é de hoje que empresas públicas, como a Caixa, auxiliam no desenvolvimento do país, inclusive em períodos de crise. A pandemia da Covid-19, destacou ainda mais essa necessidade de um Estado comprometido com a população e organizado frente a uma crise sanitária e econômica. No livro 1928-2000 – Banestado, uma história interrompida, lançado pela CUT-PR, é possível entender mais sobre o prejuízo que o processo de privatização da década de 90 causou e que se vê repetido nas pautas do atual governo.
A coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas e representante dos empregados da Caixa no Conselho de Administração, Rita Serrano, é uma das convidadas do livro e apresenta um retrato sobre a relevância das empresas públicas no artigo 'Estado pós-pandemia e as empresas públicas'. Veja o que ela contou sobre o assunto.
Rita, você diz em seu artigo que o papel do Estado é central em crises. Como isso funciona?
Infelizmente, como essa questão da pandemia ficou claro e evidente que onde você tem o estado organizado, o governo comprometido com as políticas sanitárias e da sociedade e do país, você teve ações mais rápidas. Se pegarmos a Alemanha, Canadá e outros países, eles estão utilizando as suas empresas públicas e constituindo ações de Estado para tentar minimizar os efeitos da crise econômica. A pandemia mostrou claramente o papel do Estado e como é fundamental você ter políticas públicas, saúde pública, educação pública, banco público para poder nessas horas de crise poder minimizar o sofrimento das pessoas e conseguir fazer investimento para que a economia do país não pare.
Temos bons exemplos de governos que souberam usar suas estatais para conter a crise?
Sim. Tem o Canadá que tem banco público e usou o banco público para políticas de investimento. E boa parte do mundo, a Espanha, por exemplo, criando auxílios emergenciais, nos países nórdicos também. Mas não auxílio emergencial com prazo para acabar, um auxílio emergencial mais longo, no sentido de que as pessoas não passem fome, não passem necessidade. Tem investimentos em pequenas e médias empresas, empreendedores.
No Brasil, porque há uma resistência em reconhecer a importância das empresas públicas, como acontece com a Caixa?
Se pensarmos do ponto de vista da população, ela reconhece essa importância. Não atua todas as pesquisas de opinião e mesmo a pesquisa interna de imagem que a Caixa faz anualmente, mostra que a população valoriza as empresas públicas e é contra a privatização. O grande problema que temos é com relação ao governo e alguns seguimentos da imprensa e economistas que ficam defendendo um processo de privatização e desmantelamento do estado.
> Acesse o livro AQUI
> Confira o artigo da Rita Serrano completo: Estado pós-pandemia e as empresas públicas
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- O que é a PLR Social da Caixa e porque os trabalhadores cobram na Justiça o pagamento integral do benefício
- Nova diretoria da Contraf-CUT toma posse de mandato 2026/2027
- É nesta quinta-feira (16)! Veja como votar nas eleições da Apcef/SP
- Após cobrança do movimento sindical, Caixa acata demandas e ajusta pagamentos do SuperCaixa
- Alô, associado! Venha curtir o feriado municipal em Catanduva no Clube dos Bancários
- Comissão Eleitoral abre inscrições de chapas para eleição do Sindicato. Confira o edital!
- Aviso resumido sobre eleições para a diretoria do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região
- Contraf-CUT lança cartilha sobre organização sindical diante das transformações do sistema financeiro
- Governo Lula sanciona lei que garante até 3 folgas por ano para exames médicos
- Governo Lula prepara programa para renegociação de dívidas, que pode prever descontos de até 80%
- Sindicato recebe lançamento do livro “Vai pra Cuba!... E eu fui!” com presença do autor e roda de conversa
- STF publica acórdão que inviabiliza a tese da “Revisão da Vida Toda”
- Eleições da Funcef: Participantes escolhem novos representantes para a Diretoria de Benefícios e conselhos
- Representação dos empregados cobra diálogo e mudanças no Super Caixa em reunião com Vice-Presidência de Pessoas
- Eleições na Previ: conheça as propostas da Chapa 2 "Previ para os Associados"