20/10/2020
Atenção, bancário! Já entregou ao banco sua carta de estabilidade pré-aposentadoria?
.png)
Os bancários do Bradesco devem ficar atentos aos prazos para a entrega da carta ao RH informando que estarão entrando no período de estabilidade da pré-aposentadoria. Além da carta, o bancário deve anexar também o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) – que deve ser retirado no site do INSS – e os formulários disponíveis na intranet do banco.
> Para solicitar o Extrato Previdenciário, clique aqui.
Garantido na CCT
A 27ª cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários assegura, nas letras “F” e “G”, aos homens que trabalharam 28 anos e às mulheres que trabalharam 23 anos no mesmo banco a estabilidade ao emprego nos dois anos imediatamente anteriores à aposentadoria. Na letra “E” da mesma cláusula, há a previsão de estabilidade por um ano aos trabalhadores que tenham o mínimo de cinco anos de vínculo com o banco.
Para garantir a estabilidade, é indispensável que os trabalhadores entreguem uma comunicação escrita informando a condição, acompanhada dos documentos que comprovam o tempo para requerer o benefício da aposentadoria: cópia da carteira de trabalho e Extrato Previdenciário com todos os vínculos trabalhistas e previdenciários constantes no seu CNIS.
> A carta deve ser feita em duas vias para ser devidamente protocolada na entrega ao banco, na pessoa do gestor e/ou departamento pessoal. Veja modelo aqui.
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região reforça que é fundamental que os trabalhadores avisem o banco, preenchendo os formulários na intranet e encaminhando o CNIS. Sem isso, o bancário interessado poderá perder o direito.
A entidade também orienta que, antes de entregar a carta ao banco, o trabalhador agende um horário com o Departamento Jurídico do Sindicato para sanar todas as dúvidas a respeito do assunto. A entidade oferece assessoria jurídica gratuita aos trabalhadores, com serviço de cálculo de tempo de contribuição para aposentadoria. Devido à pandemia, respeitando às orientações da OMS, o contato pode ser realizado através de nosso site, pelo Fale com o Jurídico, ou pelo (17) 3522-2409.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Férias divertidas é no Clube dos Bancários! Confira os horários de funcionamento
- Brasil retira 8,6 milhões da pobreza e registra menor índice desde 2012
- Aumento de feminicídios acende alerta e impulsiona atos nos 21 Dias de Ativismo
- Diretores e gerentes negros ganham 34% menos que brancos, revela IBGE
- Comissão de Trabalho da Câmara aprova projeto que resgata a homologação sindical nas rescisões de contrato
- Funcef: Sest aprova incorporação do REB ao Novo Plano
- Funcef: começou a prova de vida para aniversariantes de dezembro
- Entenda como vai funcionar a vacina contra a dengue com produção 100% nacional
- Férias: confira quem tem direito, quando pode tirar e valor a receber?
- Direção Nacional define data do Congresso da Contraf-CUT
- Associado, prepare-se para as certificações Anbima: confira o calendário do tira-dúvidas da Rede do Conhecimento para dezembro
- Pesquisa de satisfação 2025: participe e diga sua opinião sobre o Saúde Caixa
- Maioria dos trabalhadores considera sindicatos importantes e quer carteira assinada, aponta Vox Populi
- GT de Saúde cobra explicações do Itaú sobre convocações indevidas, canal de denúncias e descontos em contracheques
- Caixa: Fechamento de agências prejudica a todos