20/08/2020
Queremos proposta! Reunião de hoje cobra resposta da Fenaban para reivindicações d@s bancári@s

O Comando Nacional d@s Bancári@s espera que nesta quinta-feira (20) os representantes da Federação Nacional dos bancos (Fenaban) apresentem uma proposta completa que responda às reivindicações da categoria. Nesta terça-feira (18), na sexta rodada da Campanha Nacional da categoria, a Fenaban apresentou sua primeira proposta para a negociação e não foi positiva. Os representantes dos bancos colocaram uma proposta que pode reduzir em até 48% a PLR dos bancári@s, prontamente rejeitada pelo Comando. A negociação desta quinta começa às 13h e uma hora antes, às 12h, haverá um tuitaço da categoria.
Para esta quinta-feira, a expectativa é que a Fenaban apresente sua resposta às reivindicações de aumento real de salário, estabilidade no emprego, regulação do teletrabalho, entre outros eixos da campanha. Essas prioridades foram definidas com base na consulta feita na categoria em todo o país e da qual participaram cerca de 30 mil bancári@s. As reivindicações levantadas na consulta foram aprovadas na Conferência Nacional da categoria, no final do mês passado, bem como em conferências estaduais e regionais, e nos congressos nacionais específicos por bancos.
“Os bancos estão em plenas condições de reconhecer o valor de seus empregados e apresentar uma proposta digna a esses trabalhadores, que ajudam diariamente a construir o resultado que faz desse o setor mais lucrativo do Brasil. Podem pagar aumento real e não há nenhum motivo para demitir, retirar direitos ou precarizar os empregos bancários. Queremos uma proposta que atenda às reivindicações da categoria. Nós do movimento sindical valorizamos a via negocial, e esperamos que os bancos façam o mesmo", ressalta o presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Roberto Carlos Vicentim.
Vicentim destaca que a campanha está em uma fase decisiva e, por isso, a categoria bancária tem de estar ainda mais mobilizada e atenta às negociações. "Acesse nosso site, nossas redes sociais, cadastre-se para receber notícias do Sindicato pelo WhatsApp. Tivemos de buscar novas formas de mobilização por conta da necessidade de isolamento social, e precisamos da participação de todos nas redes sociais, nos tuitaços que promovemos, dialogando com os colegas de trabalho. Precisamos mostrar aos bancos que, mesmo nessa conjuntura, estamos unidos e dispostos a lutar por nossos direitos”, reforça.
Tuitaço
Por causa da pandemia e do isolamento social necessário para combater o contágio do covid 19, @s bancári@s criaram novas formas de participação na Campanha Nacional. Primeiro realizaram virtualmente as conferências e os congressos da categoria. Agora, com a maioria da categoria trabalhando em home office, ou afastada de seu local de trabalho, será importante utilizar as ferramentas digitais para pressionar os bancos a negociar um acordo decente.
O Twitter é umas das redes mais consolidadas no mundo e pode ter um papel importante nessa campanha salarial. No tuitaço, é possível ver o quanto determinada hasgtag atinge a sociedade e tem capacidade de influenciar na opinião pública. Por isso, a importância de tuitar as hashtags da campanha.
Para esta quinta-feira (20), as hashtags escolhidas são #NenhumDireitoAMenos e #NaoMexaNaPLR. O horário combinado para o tuitaço é o das 12h. Participe dessa luta!

Algumas orientações para o tuitaço
- Compartilhar conteúdo próprio
O Twitter é um excelente canal para quem produz e quer tornar seus textos conhecidos e também para atrair visitantes para seu site. Mas, também para difundir o conteúdo em si de forma fragmentada, ampliando o alcance do mesmo.
- Interação e engajamento
O Twitter facilita a interação com as empresas e todos os demais usuários, por meio da citação da empresa com o @ e a #. Ao permitir essa interação de forma direta, o Twitter ajuda a se identificar e a interagir com influenciadores, que podem influenciar outras pessoas.
- Agilidade
Muitas vezes, a demanda que chega à empresa pelo Twitter é atendida mais rapidamente do que se ela chegasse pelos canais telefônicos. É uma forma simples e nada burocrática para entrar em contato com a empresa.
- Monitoramento
No Twitter é fácil encontrar diferentes opiniões sobre a empresa. Ao saber o que seu público tuita, é possível conhecer melhor seus interesses e necessidades e trabalhar conteúdos direcionados a ele. Utilizando um encurtador de links, é possível direcioná-lo para seu site e ainda medir a popularidade dos seus tuites, seja pelo contador de cliques ou por meio dos RTs. Dá para ter claramente a ideia do alcance da sua mensagem.
Conecte-se ao Sindicato
Salve o número do Sindicato (17 99259-1987) nos seus contatos, mande um WhatsApp com seu nome e banco em que trabalha. Acesse a página de notícias específicas da Campanha e siga o Seeb Catanduva no Facebook, Twitter e Instagram para se manter informado sobre a Campanha Nacional dos Bancários 2020.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa não apresenta nova proposta para o Saúde Caixa
- Banqueiros propõem reajuste de 62% da inflação, um dos piores de 2026. Comando rejeitou na mesa
- Negociação com a Caixa: Saúde Caixa, carreira, condições de trabalho e contratações estão no centro da Campanha; veja resumo até aqui
- Negociação do Banco do Brasil segue sem avanço nas principais reivindicações
- Sete mesas, muitas cobranças e poucas respostas: relembre a negociação com o BB
- Eleições Cabesp: Divulgada lista de candidatos; vote nos nomes apoiados pelas entidades
- Fenaban não apresenta índice de reajuste e negociação continua nesta terça-feira (25)
- Acordo garante acesso de associados do Economus à CliniCassi, e representa avanço rumo à isonomia
- Despesas do Saúde Caixa chegaram a R$ 4,39 bilhões em 2025
- Saúde Caixa e Cassi assinam acordo para compartilhar redes credenciadas
- Trabalhadores e banqueiros voltam a negociar nessa segunda-feira (24)
- Paralisação dos bancários ganha repercussão na imprensa e expõe intransigência dos bancos na Campanha Nacional
- Com 100% das agências fechadas em Catanduva, bancários dão recado à Fenaban: queremos proposta decente!
- COE Santander cobra valorização do PPRS e avanço nas demais reivindicações da minuta
- BB propõe clausular ações por igualdade e combate à violência doméstica, mas segue sem apresentar soluções às principais reivindicações dos funcionários