17/08/2020
Bancários do BB fazem Dia Nacional de Luta nesta segunda (17). Mobilize-se por direitos!

Os funcionários do Banco do Brasil realizam nesta segunda-feira (17) um Dia Nacional de Luta contra a proposta do banco de mudança nas regras de descomissionamento. A orientação é que os bancários se vistam com roupas pretas, façam fotos e, às 14h, as publiquem nas redes sociais utilizando a hashtag #Sem3GDPSemAcordo para mostrar seu protesto contra a proposta.
O banco quer passar a considerar apenas um ciclo avaliatório (seis meses) para poder retirar a comissão de função dos funcionários. Atualmente o banco precisa considerar três ciclos.
A ação faz parte das atividades da Campanha Nacional dos Bancários 2020 e, neste caso, busca a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico dos funcionários do Banco do Brasil.
"O Banco do Brasil tenta armar uma cilada aos funcionários. Ao passo que sinalizou a intenção de renovação de algumas cláusulas do Acordo de Trabalho em vigência, em negociação anterior, tenta agora retirar direitos dos trabalhadores com mudanças nas regras da GDP. Contrário do que sugere o BB, pedimos na minuta a ampliação do prazo, tendo em vista a crise sanitária, o que dificulta qualquer cumprimento de meta. No entendimento do Sindicato, a medida vai trazer mais pressão e adoecimento ao funcionalismo. Por isso, nesta segunda-feira, às 14h, convocamos todos os trabalhadores a se mobilizarem nas redes sociais com a hashtag #Sem3GDPSemAcordo para deixar bem claro à direção do banco que não aceitaremos #Nenhum DireitoAMenos", reforça o presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Roberto Vicentim.
Negociações
A ação nas redes sociais está agendada para a hora de início da reunião de negociações com o banco. Nesta segunda-feira (17), das 14h às 16h, o debate girará em torno das reivindicações sobre Igualdade de Oportunidades e demais Cláusulas Sociais, como parte das negociações da Campanha Nacional. Em seguida, a partir das 16h, será realizada uma mesa de negociações específica para tratar de questões relacionadas às medidas de prevenção à Covid-19.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Diretoria plena do Sindicato se reúne para análise de conjuntura e definição de estratégias de luta
- Dia Nacional de Luta em defesa da Previ: trabalhadores do BB realizaram protestos por todo o país
- Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
- Sindicato visita agências do Santander para alertar sobre os impactos da terceirização e reforçar mobilização contra a prática
- Novos exames do PCMSO devem ser oferecidos pela Caixa a partir de maio
- Trabalhadores do BB protestam nesta quarta-feira (16) em defesa da Previ e contra ataques do TCU e CNN
- PL do golpe é tentativa de anistiar Bolsonaro e legalizar ataques à democracia, alerta Contraf-CUT
- Entidades sindicais se mobilizam para Marcha a Brasília e 1º de Maio
- A quem interessa destruir a Cabesp?
- Isenção do IR até R$ 5 mil: 76% dos brasileiros concordam com criação de alíquota mínima para os mais ricos
- Previ: Entenda os interesses em torno do fundo de pensão. E a importância de defendê-lo
- Talentos Fenae/Apcef chega ao fim em clima de festa e confraternização dos empregados e aposentados da Caixa
- STF: aposentado não precisa devolver dinheiro da revisão da vida toda
- Santander ignora diversidade e dá passo atrás ao nomear homem para chefia de marketing
- Contraf-CUT: Ministro do TCU ignora relatório solicitado por ele mesmo em auditoria na Previ