17/07/2020
MP 927 caduca domingo. Vitória da classe trabalhadora

A Medida Provisória (MP) nº 927 não resistiu ao conjunto de ações orientadas por uma estratégia correta e unificada da CUT, demais centrais sindicais e entidades da sociedade civil do mundo do direito, muitas das quais se organizam e atuam por meio do Fórum Interinstitucional de Defesa de Direitos Sociais (FIDS).
O intenso trabalho realizado por meio de reuniões nacionais online, envolvendo senadores e senadoras de diversos partidos, as pressões realizadas pelas entidades sindicais e do mundo do direito e as diversas lives com os senadores em cada Estado se constituíram em uma verdadeira disputa de posições que permitiu essa importante vitória da classe trabalhadora.
O líder do governo reconheceu que fez tudo o que podia, mas não conseguiu convencer ninguém. A MP foi retirada de pauta e o presidente do Senado avisou que não a recolocaria mais em discussão. A MP caduca domingo, para alívio da classe trabalhadora, que se livra de mais um dos inúmeros ataques de Guedes e Bolsonaro a seus direitos.
Está é uma vitória que se explica pelo acúmulo de forças obtido com a intensa articulação parlamentar realizada a partir dos partidos de oposição, tendo como principais forças ativas a CUT, as demais centrais sindicais, as entidades da sociedade civil que atuam no mundo do direito, em especial o combativo FIDS.
Desde a batalha contra a MP 905, passando pelos avanços obtidos na MP 936, um trabalho unitário, inteligente e muito bem articulado desmontou um a um os argumentos governamentais. Os ataques de Guedes e Bolsonaro aos direitos dos trabalhadores ficaram evidentes e a base do governo, pressionada por todos os lados, perdeu força e a capacidade de defender as pretensões governamentais.
As duas lives nacionais lideradas pela CUT, demais centrais e lideranças das entidades da sociedade civil com forte atuação em defesa dos direitos dos trabalhadores conquistaram a adesão de senadores e senadoras, inclusive de partidos da base do governo, que foram essenciais para construir esta importante vitória.
As atividades de pressão organizadas em cada Estado pelas nossas entidades filiadas foram decisivas, e foram possíveis graças a ampla unidade construída entre as centrais sindicais e demais entidades que compõe o FIDS entre elas, O MPT, ANPT, CFOAB, ABRAT, Anamatra, Sinait, Dieese, dentre tantas outras, o que possibilitou a realização de lives com parlamentares em diversos estados. Sem ter o que argumentar e pressionados em suas bases eleitorais o trabalho de convencimento e de pressão do governo revelou-se inútil, como confessou o líder do governo.
Esta é mais uma importante vitória de um trabalho unitário, que articulou de forma inteligente ações no interior do Congresso Nacional e nas bases dos parlamentares em cada Estado, revelando que as ferramentas disponíveis possibilitam uma atuação forte e eficaz das centrais e das organizações da sociedade civil junto aos parlamentares de cada Estado.
Executiva Nacional da CUT
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Sindicato participa de Encontro Nacional de Saúde dos Bancários
- Movimento sindical cobra reunião urgente com presidente da Caixa sobre Bônus Caixa
- Apoiada pelo Sindicato, Chapa 1 – Nossa Luta vence eleição da Apcef/SP
- Sindicato percorre agências com candidato ao Economus e reforça mobilização para eleição
- Governo propõe salário mínimo de R$ 1.717 em 2027
- Movimento sindical propõe e Fenaban aceita negociar cláusulas sobre gestão ética de tecnologia na relação de trabalho
- Projeto do governo Lula propõe redução da jornada de trabalho e reforça debate sobre fim da escala 6x1
- Governo Federal recebe reivindicações da CUT e demais centrais sindicais, incluindo redução da jornada de trabalho sem redução salarial
- Nova diretoria da Contraf-CUT toma posse de mandato 2026/2027
- É nesta quinta-feira (16)! Veja como votar nas eleições da Apcef/SP
- O que é a PLR Social da Caixa e porque os trabalhadores cobram na Justiça o pagamento integral do benefício
- Contraf-CUT lança cartilha sobre organização sindical diante das transformações do sistema financeiro
- Aviso resumido sobre eleições para a diretoria do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região
- Alô, associado! Venha curtir o feriado municipal em Catanduva no Clube dos Bancários
- Comissão Eleitoral abre inscrições de chapas para eleição do Sindicato. Confira o edital!