16/07/2020
Bancários do Santander que estão afastados não devem cadastrar horas negativas
O Santander adota o seguinte protocolo de segurança para casos de covid-19 confirmados, em agências ou departamentos: o local é fechado por 14 dias e todos os trabalhadores são afastados. Mas isso só ocorre quando a equipe médica do banco assim indica.
Nesses casos, os afastados que não foram testados positivos, podem ficar em regime de home office ou terem seu ponto eletrônico abonado. Isso fica a critério do banco. Mas, é importante ressaltar que nenhuma das duas situações (home office ou ponto abonado) deve resultar em adesão ao banco de horas compensáveis. Ou seja, o trabalhador não deve sair do afastamento devendo horas ao banco.
Entretanto, alguns trabalhadores estão sendo mal orientados. O movimento sindical apurou que alguns gestores estão indicando a seus subordinados que estão afastados, por terem tido contato direto com positivos para covid-19, que cadastrem o período de afastamento no banco de horas negativo.
Esta orientação está errada, segundo o próprio RH do banco. É, portanto, completamente irregular.
Os bancários do Santander que estiverem passando por situação semelhante à descrita devem denunciar ao Sindicato.
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