02/07/2020
Apoie a luta dos trabalhadores do Santander! Assine a petição contra demissões no Brasil
A UNI Global Union, sindicato global que representa 20 milhões de trabalhadores em 150 países, lançou uma campanha internacional contra as demissões que o Santander Brasil está promovendo em plena pandemia de coronavírus. No texto do abaixo-assinado online (leia a tradução abaixo), a UNI lembra que o banco se comprometeu a não demitir durante a pandemia de coronavírus, mas que mesmo assim está quebrando o acordo firmado com a Contraf-CUT, entidade associada à UNI e que representa o Sindicato nas negociações com o banco.
O banco anunciou planos de cortar 20% de sua força de trabalho (mais de 9.000 pessoas), mesmo que o vírus ainda esteja se espalhando pelo país.
A empresa já demitiu pelo menos 160 pessoas e mais trabalhadores estão sendo ameaçados de demissão se não cumprirem suas metas de vendas - em um momento em que o número de mortos no Covid-19 no Brasil acaba de atingir o segundo maior nível mundial.
Usar a pandemia como desculpa para despedir trabalhadores está levando a empresa a um novo patamar. Diga ao CEO do Santander Brasil para manter sua promessa aos trabalhadores e proteger seus empregos durante uma emergência nacional de saúde.
Apoie a luta dos trabalhadores do Santander. Assine essa petição que irá à presidência do banco reivindicando o fim das demissões. Compartilhe!
> Acesse a petição aqui: tinyurl.com/y7vw9fao
As demissões, que tem ocorrido em diversas regiões do país, afetaram também à base do Sindicato. "Os bancários já estão passando por um momento de inseguranças e medos. Temos buscado, desde o início da pandemia, inúmeras medidas que preservem a saúde e o bem-estar da categoria. Entretanto, o banco persiste em seguir na contramão, não existe compromisso nem com os bancários, nem com a sociedade. Se o Santander não está realizando cortes nos outros países onde opera, queremos o mesmo tratamento no Brasil. Reivindicamos que a negociação e os acordos firmados com os representantes dos trabalhadores sejam respeitados, já que toda medida que vá impactar na vida dos bancários precisa ser discutida com seus representantes", reforça Roberto Carlos Vicentim, presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região.
Denúncia
Sindicatos de todo o país estão em campanha contra as demissões realizadas pelo banco Santander. No dia 16 de junho, um tuitaço com a hashtag #SantanderRespeiteOBrasil foi um dos assuntos mais comentados no Twitter. No mesmo dia também ocorreram manifestações em frente de diversas agências. Nos dias 18 e 19, projeções em prédios de diversas capitais colocaram o tema em evidência em vários veículos e comunicação e mostraram um pouco da verdadeira face do banco para a sociedade.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- CGU demite ex-vice-presidente da Caixa por assédio; Sindicato reforça compromisso no combate a esse tipo de conduta
- Funcef: Adequação da meta atuarial pode aumentar o benefício dos participantes que aderiram ao PDV, caso o benefício seja requerido a partir de janeiro
- TST julga nesta segunda-feira (25) a aplicação retroativa da reforma trabalhista e gratuidade de Justiça
- Ao longo de toda a vida, negros recebem R$ 900 mil a menos que não negros no Brasil
- Vitória da construção: G20 histórico abraça pautas do G20 Social
- Decisão sobre a adequação da meta atuarial da Funcef é adiada
- Eleição da ANABB termina hoje (22). Confira os candidatos apoiados pelo Sindicato e Contraf-CUT
- Campanha 21 Dias de Ativismo reforça luta pelo fim da violência contra a mulher
- 24 anos de privatização do Banespa: luta segue para preservar direitos e conquistas dos banespianos
- Em defesa do Saúde Caixa viável e sustentável, empregados cobram fim do teto de 6,5% e medidas de prevenção
- Sindicato e Fetec-CUT/SP debatem conjuntura e perspectivas para a categoria bancária
- Fim da escala 6x1 é tema de debate do Coletivo Nacional de Relações do Trabalho da Contraf-CUT
- Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é conquista dos movimentos sociais
- Agências não terão expediente bancário nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra e Zumbi de Palmares
- Organização do trabalho nos bancos leva a adoecimento mental da categoria