16/06/2020
Alerta! Santander aproveita pandemia para prejudicar participantes do Banesprev

Na última sexta-feira, dia 12 de junho, o Banesprev publicou um comunicado em seu portal falando sobre a retomada da discussão da criação de um novo plano CD (Contribuição Definida).
É motivo de preocupação quando o Santander contraria o que ele mesmo havia escrito em ofício, datado de 21 de março, suspendendo esse processo em razão da pandemia de Covid – 19.
Na referida correspondência, o Banco reconhece que o momento não é propício para a discussão e comunica ao Banesprev, que o debate só seria retomado futuramente, “passado esse momento de adversidade que o mundo enfrenta”, palavras do próprio banco assinada pelo Diretor Vice-Presidente Executivo, Carlos Rey de Vicente e pela Diretora Vice-Presidente Executiva de Finanças, Estratégia e Qualidade, Vanessa de Souza Lobato Barbosa.
> Leia o ofício na íntegra
Ardilosamente, tenta jogar participantes contra seus representantes
Ainda no comunicado recente do Banesprev, com a clara intenção de colocar os participantes contra seus representantes, menciona que as associações foram convidadas e não compareceram na reunião que marcou o retorno das discussões.
Acontece que as Associações e sindicatos encaminharam duas correspondências à Direção do Banco, reivindicando que cumprisse aquilo que ele mesmo escreveu, ou seja que mantivesse suspenso o processo até a pandemia estar sob controle.
Infelizmente, o Santander – na contramão do que dizem OMS (Organização Mundial da Saúde), infectologistas e especialistas em todo mundo – não atendeu à reivindicação das Associações e sindicatos e insiste na retomada do debate no momento em que a curva de contágio e mortalidade cresce diariamente, lamentavelmente.
O que está por trás dessa proposta de migração?
O Santander, desde a privatização, sempre deixou muito claro que sua intenção é reduzir seus riscos e acabar com o compromisso que tem com os funcionários do antigo Banespa.
Se está preocupado com o futuro dos participantes, por que não cumpre com sua obrigação e paga os valores referentes ao serviço passado do Plano II, por exemplo?
Por que não paga os valores referentes ao congelamento absurdo, bem como as gratificações dos funcionários aposentados Pré-75, que já foram julgadas procedentes pelo STF e estão sendo proteladas?
É público e notório que um plano BD (Benefício Definido) é infinitamente mais benéfico ao trabalhador do que um plano CD (Contribuição Definida). Só que isso o Banco e o Banesprev não falam.
“Migrar para um plano CD é bom para o Banco e MUITO ruim para você”
Em breve, as Associações e sindicatos divulgarão mais informações e publicarão um jornal específico sobre o tema.
É fundamental que todos os participantes, dos diversos planos, tenham informação e saibam quais são as reais intenções do patrocinador. Para isso, as Associações e o Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região pedem que se mantenham informados por meio das redes sociais e dos sites das entidades.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Aprovada na Câmara, licença-paternidade de 20 dias é conquista histórica dos bancários
- Senado propõe regras para impedir fechamento indiscriminado de agências bancárias
- Lucro do Itaú chega a R$ 34 bilhões enquanto milhares são demitidos
- Banco Central mantém a economia estrangulada com a Selic em 15%
- Abertas as inscrições para as eleições do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Senado aprova isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
- Tecnologia, trabalho e ação sindical: desafios e caminhos possíveis
- Trabalhadores denunciam: BC atua como inimigo do país com a prática de juros altos
- Sindicato denuncia abusos do Santander no Dia Nacional de Luta e reafirma defesa dos bancários
- Participação dos trabalhadores na gestão das empresas é de interesse público
- Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor
- Centrais Sindicais se reúnem com ministro Boulos para debater pautas da Classe Trabalhadora
- Trabalhadores vão às ruas, nesta terça-feira (4), para exigir queda na Selic
- Enquete da Câmara confirma rejeição da população à Reforma Administrativa
- Nota de Falecimento: Antônia Garcia de Freitas