12/05/2020
PL na Câmara dos Deputados prevê que Caixa funcione das 6 às 22 horas. Vote contra!

O deputado Diego Andrade (PSD-MG) propôs o Projeto de Lei 2.489/20 que aumenta o horário de atendimento da Caixa Econômica Federal durante a pandemia de coronavírus.
Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, a Caixa funcionará das 6 às 22 horas durante a pandemia. Além disso, organizará filas específicas para o atendimento do Auxílio Emergencial de R$ 600.
> Clique aqui para votar contra a proposta no portal de consulta público da Câmara dos Deputados.
Segundo o autor, a proposta quer “evitar possível contaminação em massa das pessoas, em decorrência de aglomerações verificadas nas instituições financeiras”.
No entanto, o deputado não levou em conta que a maioria das pessoas que estão nas filas do banco público buscam informações sobre a aprovação do benefício ou querem fazer reclamações sobre o não funcionamento dos aplicativos, assuntos que não são resolvidos pelos empregados da Caixa.
"Com a ampliação do horário de atendimento, sem respeitar a jornada de trabalho dos empregados, a Caixa e o governo provocam mais desgastes aos trabalhadores que já tiveram uma semana de jornada extenuante e excessiva e que gerou esgotamento físico, mental e emocional para efetuar o pagamento para mais de 50 milhões de brasileiros que aguardavam o auxílio emergencial. Infelizmente, ao invés do governo e da direção da Caixa realizarem o trabalho que lhes cabe, preferem jogar todo o peso da própria irresponsabilidade nas costas dos empregados da Caixa, que estão dando um verdadeiro exemplo de compromisso com a sociedade", denuncia o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
Home office na Caixa precisa ser mantido para segurança dos empregados
No dia 18 de maio termina também a determinação de que 70% dos trabalhadores da rede e aqueles dos departamentos do banco público trabalhem em home office, anunciadas pela direção do banco em março.
É preciso que a Caixa anuncie a renovação do teletrabalho o mais rápido possível. Fazer todos os empregados voltarem ao trabalho presencial contraria as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e coloca a saúde de todos em risco, já que os números de pessoas contaminadas pela Covid-19 só aumentam a cada dia.
A principal arma contra a disseminação do vírus é o distanciamento social. Para isso, é preciso que os trabalhadores permaneçam em sistema de teletrabalho. Além disso, as entidades representativas dos trabalhadores reivindicam que as medidas de segurança sejam ampliadas, com a criação de agendamento para atendimento presencial nas agências e a descentralização do pagamento do Auxílio Emergencial.
"A direção da Caixa pode colocar em risco uma das medidas mais importantes na preservação da saúde dos empregados. O Sindicato, junto às demais entidades representativas, tem reivindicado constantemente que o banco promova contratações, estabeleça um protocolo de atendimento mediante agendamento, evitando aglomerações e protegendo bancários e a própria população, assim como a contratação de seguranças para a organização das filas, fornecendo todo material de proteção necessário a esses trabalhadores e uma comunicação eficiente por parte do governo federal, que esclareça a população corretamente sobre o auxílio emergencial. Estamos nos empenhando para garantir a vida dos trabalhadores bancários e, ao mesmo tempo, seus empregos e salários", destaca o diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Eleições da Cassi começam nesta sexta-feira (13); associados podem votar por aplicativo, site e terminais do BB
- Mesmo com mercado de trabalho aquecido, bancos eliminam 8,9 mil postos em 2025; mulheres são mais afetadas
- Pela vida das mulheres: Sindicato mobiliza agências e reforça combate à violência de gênero
- Sindicato denuncia fechamento de agência do Bradesco em Ariranha e cobra responsabilidade social do banco
- Resultado do ACT Saúde Caixa: manutenção de valores de mensalidades do plano em 2025 exigiu aporte de R$ 581 mi da Caixa
- Banesprev: vem aí um novo equacionamento de déficit para o Plano II
- COE Itaú cobra transparência sobre plano de saúde, questiona fechamento de agências e discute renovação do acordo da CCV
- Eleição para o CA da Caixa terá segundo turno. Apoio do Sindicato é para Fabi Uehara
- Votação para representante dos empregados no CA é retomada. Vote Fabi Uehara!
- Baixe aqui as cartilhas de combate à violência de gênero
- Categoria reconhece força e presença dos sindicatos, aponta pesquisa da FETEC-CUT/SP
- Planejamento da FETEC-CUT/SP debate campanha salarial e cenário político de 2026
- Bancárias foram às ruas no 8 de Março contra o feminicídio e a escala 6x1, por soberania e por mais mulheres na política
- Após divulgação do lucro do Mercantil, COE solicita reunião para esclarecer valores da PLR
- Sindicato convoca assembleia para eleger delegados para o 7º Congresso Nacional da Contraf-CUT