03/04/2020
Após cobrança do movimento sindical, Mercantil autoriza compra de máscaras
.jpg)
Após cobrança do movimento sindical, o Mercantil autorizou, por meio de disponibilização de verba financeira específica, que as agências e unidades de atendimento comprem máscaras no comércio local para seus funcionários e funcionárias. Os equipamentos de proteção contra o coronavírus serão disponibilizados de forma gratuita a todos os trabalhadores do banco que atendem diretamente ao público.
O anúncio da nova medida veio após o movimento sindical reforçar a cobrança em defesa da saúde de bancários e clientes. A reivindicação também foi amparada em novo protocolo do Ministério da Saúde que recomenda o uso de máscaras não apenas por profissionais da saúde, mas também para quem precisa de reforço de barreira por conta da atividade profissional.
O Mercantil também anunciou que possui um pequeno estoque emergencial de máscaras e que, na medida do possível, enviará os equipamentos àquelas unidades que apresentarem dificuldade de comprar os equipamentos localmente.
Os sindicatos já vinham solicitando, há algum tempo, que o banco disponibilizasse as máscaras para os funcionários das agências, que trabalham diretamente no atendimento de um grande volume de clientes. As unidades do Mercantil têm grande fluxo de aposentados e beneficiários do INSS, principalmente nos cinco primeiros e cinco últimos dias úteis de cada mês.
Vale lembrar que o movimento também conquistou o contingenciamento de clientes para evitar aglomerações nas unidades. No Mercantil, cada agência só pode atender dez clientes simultaneamente, o que reduz o risco de contágio do coronavírus.
Para Marco Aurélio Alves, coordenador nacional da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Mercantil, os trabalhadores devem permanecer em luta e se precavendo da pandemia. “O movimento sindical permanece junto aos trabalhadores, nesse delicado momento, e continuaremos cobrando do Mercantil e dos demais bancos e instituições financeiras a adoção de medidas que visem a garantia de saúde dos funcionários que atuam na linha de frente nas agências e postos de serviço”, afirmou.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa lucrou R$ 9,784 bilhões no primeiro semestre
- Vitória na Justiça: Sindicato garante pagamento dos 15 minutos de intervalo para bancárias do Itaú
- STF envia pedido de investigação à PGR contra parlamentares por declarações falsas sobre o Banco do Brasil
- Copom mantém Selic em 15% e penaliza trabalhadores e população
- Sindicato mobiliza nas redes sociais em defesa do Saúde Caixa
- Sindicato participa de oficina nacional sobre organização do ramo financeiro
- Bancários do Bradesco realizam assembleia dia 18 para deliberar sobre Acordo de CCV
- Bancários do Mercantil deliberam em assembleia no dia 19 sobre ACTs de PLR e auxílio educacional
- Demissões no Itaú: Intransigente, banco não voltará atrás
- Movimento sindical e Bradesco assinam acordo de PPR Supera e PRB
- Contraf-CUT e Bradesco assinam acordo nacional para implementação de CCV
- Atendendo pedido do movimento sindical, Bradesco adianta PLR para 19 de setembro
- Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa será realizado nesta quarta-feira (17)
- Atendendo à reivindicação do movimento sindical, BB paga PLR nesta sexta-feira (12)
- Setembro Amarelo: Agora é lei!