24/03/2020

Coronavírus: banco Itaú altera horário de atendimento das agências de todo o Brasil



O Itaú alterou, a partir desta terça-feira (24), o horário de atendimento de suas agências bancárias por todo o Brasil, por conta da pandemia do coronavírus (Covid19). As agências terão atendimento prioritário das 9h às 10h ao público de risco listado pelo banco: aposentados, beneficiários INSS, idosos e gestantes. Das 10h às 14h o atendimento será feito em contingência para público geral. As orientações são válidas por prazo indeterminado, até o final da pandemia.

“Apesar de positiva, a medida tem problemas, como a ausência de lactantes no grupo de risco”, disse Jair Alves, coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú. “Os dirigentes sindicais de todo o país têm recebido denúncias dos funcionários, que estão entrando mais cedo, mas não podem ir embora às 14 horas, pois precisam terminar os procedimentos internos”, completou.

Bancários exigem atendimento apenas de serviços essenciais nas agências
 
Em reunião por videoconferência, realizada na manhã de segunda-feira (23), o Comando Nacional dos Bancários, representando o Sindicato nas negociações, apresentou uma relação com 17 reivindicações à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Entre as reivindicações, além da manutenção apenas as atividades consideradas essenciais pelo decreto 10.282/2020, que, no setor financeiro, são: “compensação bancária, redes de cartões de crédito e débito, caixas bancários eletrônicos e outros serviços não presenciais de instituições financeiras”, o movimento sindical pede para que e que o atendimento dos casos de extrema necessidade (como, por exemplo, os idosos que não tenham como usar outro meio e dependam do atendimento para sua sobrevivência), sejam realizados somente mediante agendamento prévio, para preservar os clientes e os trabalhadores.

Para clientes

O Comando também fez reivindicações que beneficiam os clientes e usuários do sistema bancário, como a suspensão dos vencimentos dos boletos por sessenta dias e a isenção de tarifas para de transferências eletrônicas (TED E DOC) para clientes com renda de até dois salários mínimos. O objetivo é diminuir a contaminação pelo uso de cédulas e evitar que os clientes se dirijam aos bancos para pagar boletos que vencem no período.

Os bancos vão responder às reivindicações do Comando Nacional dos Bancários ainda nesta terça-feira (24).

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Fonte: Contraf-CUT, com edição de Seeb Catanduva

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