19/03/2020
Entidades pressionam e Cabesp suspende assembleia por tempo indeterminado
Atendendo à solicitação das associações e sindicatos, a Cabesp acaba de comunicar que a Assembleia Geral Ordinária de prestação de contas, marcada para o dia 25 de março de 2020, está suspensa por tempo indeterminado. Ela será realizada apenas quando a situação da saúde pública mundial estiver normalizada.
Entenda
Na última segunda, dia 16, a Afubesp solicitou à diretoria da Cabesp o adiamento da Assembleia, tendo em vista que é um evento que reuniria grande número de pessoas, contrariando a orientação da OMS (Organização Mundial de Saúde), por conta do coronavírus.
A resposta inicial deixou as entidades e os banespianos indignados, tendo em vista que a ideia era realizar assembleia de forma eletrônica, contrariando o estatuto, pois não há previsão para esse tipo de assembleia. Além disso, a grande maioria dos associados idosos não teriam condições técnicas de fazer esse acompanhamento online.
Porém, em poucas horas, a diretoria da Cabesp voltou atrás e, felizmente, a AGO foi suspensa por tempo indeterminado.
Leia abaixo a íntegra da nota:
Historicamente, as assembleias da Cabesp sempre foram realizadas aos finais de semana no E.C. Banespa, para garantir a presença de grande número de participantes. Contrariando a vontade de seus associados, e sem considerar a dificuldade dos que moram em outras cidades, estados e aqueles que trabalham durante a semana, a Cabesp havia tomado decisão neste ano de realizar a A.G.O. para a prestação de contas em uma quarta-feira, no período da tarde.
Mesmo assim as associações receberam centenas de procurações e estavam preparadas para representar seus associados na A.G.O. no dia 25 de março de 2020.
Sensíveis ao problema da pandemia do novo CORONAVÍRUS – Covid – 19, sabedores que os associados, na grande maioria pessoas com mais de 65 anos e milhares entre 70 e 80 anos, foi solicitado pela AFABESP e a AFUBESP o adiamento da assembleia até que a situação de saúde se normalize no Brasil e no mundo.
A Cabesp não atendeu nosso pedido e respondeu que iria fazer a A.G.O. de forma eletrônica, contrariando o estatuto, pois não há previsão para esse tipo de assembleia. Além disso, a grande maioria dos associados idosos não tem condições técnicas de fazer esse acompanhamento online.
Sem falar na segurança e sigilo das informações, já que a participação se dá por acesso remoto no próprio site da Cabesp, com fornecimento do CPF e senha previamente cadastrada, o que de imediato já identificaria o voto que, regularmente, deve ser secreto.
Estamos preocupados com a saúde de todos, fato esse que nos fez solicitar o adiamento da A.G.O. Não podemos, no entanto, deixar que a atual Presidente da Cabesp aproveite esse momento para dar um golpe nos associados, fazendo uma assembleia virtual e, podendo no futuro, alegar qualquer outro motivo para não convocar mais assembleia presencial.
A AFABESP e a AFUBESP estão tomando todas as medidas cabíveis para preservar o estatuto da Cabesp e o direito de seus associados votarem e debaterem nossos problemas na A.G.O. de forma presencial conforme reza o estatuto da Cabesp.
AFUBESP – AFABESP – SIND. DOS BANC. DE SÃO PAULO – CONTRAF-CUT
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa adia negociação sobre caixas e tesoureiros
- TST julga nesta segunda-feira (25) a aplicação retroativa da reforma trabalhista e gratuidade de Justiça
- Funcef: Adequação da meta atuarial pode aumentar o benefício dos participantes que aderiram ao PDV, caso o benefício seja requerido a partir de janeiro
- CGU demite ex-vice-presidente da Caixa por assédio; Sindicato reforça compromisso no combate a esse tipo de conduta
- Ao longo de toda a vida, negros recebem R$ 900 mil a menos que não negros no Brasil
- Eleição da ANABB termina hoje (22). Confira os candidatos apoiados pelo Sindicato e Contraf-CUT
- Decisão sobre a adequação da meta atuarial da Funcef é adiada
- Vitória da construção: G20 histórico abraça pautas do G20 Social
- Campanha 21 Dias de Ativismo reforça luta pelo fim da violência contra a mulher
- 24 anos de privatização do Banespa: luta segue para preservar direitos e conquistas dos banespianos
- Agências não terão expediente bancário nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra e Zumbi de Palmares
- Fim da escala 6x1 é tema de debate do Coletivo Nacional de Relações do Trabalho da Contraf-CUT
- Sindicato e Fetec-CUT/SP debatem conjuntura e perspectivas para a categoria bancária
- Em defesa do Saúde Caixa viável e sustentável, empregados cobram fim do teto de 6,5% e medidas de prevenção
- Organização do trabalho nos bancos leva a adoecimento mental da categoria