07/02/2020
Funcionários protestam contra reestruturação, que modifica plano de carreiras e salários

Bancários realizam na quinta-feira (6), nos principais centros urbanos do país, um Dia Nacional de Luta contra as mudanças anunciadas pelo Banco do Brasil na segunda-feira (3) no plano de carreiras e salários dos funcionários. Entre outras alterações, as mudanças reduzem em até 15% o valor de referência (VR) das gratificações recebidas pelos funcionários, extingue cargos e cria outros.
“Levamos esclarecimentos para os funcionários e para os clientes sobre o engodo do governo e da direção do banco, que vende algo prejudicial como sendo bom. Também mobilizamos os trabalhadores para as atividades da próxima quarta-feira (12), quando vamos nos aprofundar no debate e dar exemplos das perdas com as mudanças que estão sendo realizadas”, disse o coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), João Fukunaga.
“Os funcionários aderiram às atividades e, vestidos de preto, mostraram sua indignação com as mudanças que estão sendo colocadas em prática sem qualquer negociação prévia com a representação dos trabalhadores”, completou o representante dos funcionários.
Muitos funcionários também mudaram suas imagens no “Humanograma” do banco, que é a ficha cadastral onde constam todas as informações da carreira interna. Ao invés da foto, colocaram uma imagem preta.
Na próxima quarta-feira (12), os funcionários vão repetir a dose. Vão realizar mais um Dia Nacional de Luta contra as mudanças impostas pelo banco. Para contribuir com o entendimento, a Contraf-CUT vai produzir uma edição especial do boletim Espelho para ser distribuído aos funcionários nas atividades do dia 12, explicando as perdas na remuneração mensal, na Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) e as mudanças na Gestão de Desempenho Profissional (GDP).
Engodo
O banco alega que as mudanças potencializarão os ganhos dos funcionários, com foco no reconhecimento a partir de seus desempenhos.
“Se fosse verdade que todos os funcionários sairiam ganhando, seria a primeira vez na história que uma empresa que quer reduzir custos com o pessoal buscaria promover tal redução aumentando a remuneração de seus funcionários”, ironizou Fukunaga. “Basta analisar as medidas da atual gestão para vermos que essa não é a verdade. O que a medida quer promover é a redução dos salários dos funcionários. Pelas falas do presidente do Banco do Brasil, a impressão que se tem é que os únicos que terão aumentos serão os altos executivos do banco, que são cargos de confiança nomeados pelo governo e foram indicados pelo mercado financeiro”, afirmou o representante dos bancários do Banco do Brasil.
Perdas na PLR
Para o coordenador da CEBB, as mudanças também podem levar à redução da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) paga aos funcionários.
“A PLR é paga com base no valor de referência (VR) da gratificação paga aos funcionários. As mudanças anunciadas pelo banco reduzem o VR e, com isso, a PLR também pode ser reduzida”, explicou o representante dos funcionários.
Além de mostrarem sua indignação vestindo roupas pretas, os funcionários protestaram nas redes sociais com fotos das manifestações e a hashtag #deformaBB, em alusão o nome do projeto de mudanças, chamado pelo banco de “Performa”.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Saúde Caixa: caminho possível é reajuste zero e fim do teto
- Sindicato participa de seminário da FETEC-CUT/SP e debate desafios da comunicação na categoria bancária
- Encontro Estadual do BB debate conjuntura e define propostas para a Conferência Nacional
- Banespianos e familiares denunciam angústia e risco à saúde diante da ameaça de retirada de patrocínio pelo Santander
- Feliz Dia dos Pais!
- Bancários do Santander aprovam propostas e estratégias de luta para o Encontro Nacional
- "Basta! Não irão nos calar!" alcança marca de 524 atendimentos, com contribuições à Lei Maria da Penha
- Saiu o resultado do 2º Festival Nacional de Música Autoral da Contraf-CUT
- Bancários do Itaú definem propostas para o Encontro Nacional, que ocorre em 22 de agosto
- Encontro Estadual do Bradesco em São Paulo debate principais problemas no banco
- ContrafCast: Entenda porque o PIX se tornou patrimônio nacional e ameaça à hegemonia econômica dos EUA
- Congresso dos Funcionários do Banco do Brasil acontece nos dias 21 e 22 de agosto em São Paulo
- Lucro do Itaú atinge R$ 22,6 bilhões no semestre às custas de demissões e fechamento de agências
- Live sobre incorporados do Banco do Brasil nesta quinta-feira (7); envie suas dúvidas!
- 40º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa será realizado em agosto