14/11/2019
Movimento denuncia Caixa ao MPT por demissão de PCDS em período de experiência

A Fenae enviou na quarta-feira (13) denúncia ao Ministério Público do trabalho (MPT) sobre prática discriminatória contra os PCDs contratados recentemente. A denúncia se deu após a federação receber inúmeros relatos de funcionários desligados ainda em período de experiência tendo sofrido situações humilhantes no ambiente de trabalho.
A contratação dos PDCs se deu após o banco ter sido obrigado judicialmente a se adequar à Lei de Cotas, em ação do Ministério Público em que a Fenae é assistente. A Caixa se viu obrigada a convocar os PCDs aprovados do concurso de 2014, mas não se preparou para recebê-los e integrá-los aos demais.
Os funcionários deficientes foram alocados sem as condições mínimas de acessibilidade por parte do banco, em agências e funções não condizentes com suas realidades o que os levou a exposições humilhantes ao serem designados para funções não adequadas.
“A Caixa não tem um planejamento para alocação das pessoas de acordo com o tipo/grau de deficiência e as unidades recebedoras não têm preparação prévia para acolhimento desses trabalhadores. Não adianta contratar para fazer foto e publicidade positiva na imprensa, o banco precisa dar condições para quem chega e para quem recebe esses trabalhadores”, afirma a Diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.
O cenário descortina um grave problema. A Caixa está negligenciando os diretos destes trabalhadores quando os aloca sem oferecer condições para que pessoas com deficiência desempenhem suas atividades diariamente, sem a necessidade de assistencialismo por parte de outros funcionários.
Ao invés de realocar o trabalhador para um cargo e local onde ele possa contribuir com o trabalho, a consequência deste descaso criminoso, é que os trabalhadores se veem impossibilitados de prestar um bom serviço e estão sendo desligados antes do período de experiência.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Atos pelo fim da escala 6x1 e pela redução da jornada mobilizam trabalhadores nesta terça-feira (30)
- Clube permanecerá fechado para manutenção no período de 1º a 14 de julho
- Às vésperas da implementação, Itaú anuncia reestruturação do Uniclass sem saber como ela vai funcionar
- Caixa volta atrás, atende Sindicato e decide abonar horas dos jogos do Brasil na Copa
- COE Itaú entrega pauta de reivindicações ao banco no dia 1º de julho
- Põe Mais Dinheiro Caixa! Afinal, o que é o teto?
- Banco do Brasil apresenta proposta insuficiente para recomposição das reservas da Cassi
- Sindicato terá horário especial de atendimento na segunda-feira (29)
- Bancários cobram soluções do INSS para entraves no acesso a benefícios previdenciários
- Super Caixa: participe da consulta e fortaleça a luta por mudanças no programa de remuneração variável
- CUSC cobra mais transparência e melhorias no atendimento durante reunião com gestores do Saúde Caixa
- Falta de segurança nos postos de atendimento do Mercantil coloca trabalhadores em risco
- Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026
- Banco do Brasil abonará horas dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo
- Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban; Primeira negociação será dia 2 de julho