06/11/2019

Aberta inscrição para bolsas de estudos. Benefício é conquista dos trabalhadores



Estão abertas para bancários do Santander as inscrições para o programa de bolsas de estudo para primeira graduação e pós-graduação. As bolsas são de até 50% do valor dos cursos, com teto de R$ 644. O prazo para inscrições é até 13 de dezembro, pelo Portal RH (Desenvolvimento e Carreira > Educação > Bolsas de Estudo > Solicitar Bolsa). A bolsa é elegível para funcionários com no mínimo seis meses de contratação. Os critérios para a seleção estarão disponíveis no Portal RH a partir desta quarta-feira, 6 de novembro.

Apesar do banco não mencionar em sua propaganda interna, as bolsas de estudo são uma conquista dos trabalhadores do Santander, organizados em sindicatos, e clausulada no Acordo Aditivo de Trabalho dos funcionários do banco espanhol. Inclusive, o valor das bolsas é reajustado seguindo os reajustes salariais conquistados nas campanhas nacionais dos bancários.

CPA–10 e CPA-20

É válido mencionar ainda outra conquista dos bancários que proporciona qualificação profissional. Diante da exigência das certificações CPA-10 e CPA-20, a organização dos trabalhadores conquistou o reembolso por parte do banco, caso o bancário passe nas provas, da taxa de inscrição. O reembolso está clausulado na Convenção Coletiva de Trabalho dos Bancários, na cláusula 55.

O acesso do bancário a qualificação profissional é uma das lutas prioritárias do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, tanto em relação à graduação e pós-graduação, quanto às certificações exigidas dentro do sistema financeiro.

"O auxílio-educação é uma importante conquista dos trabalhadores do banco Santander. Uma prova de que a união e a relação de confiança construída entre bancários e Sindicato sempre rende bons frutos. O associado é quem contribui fundamentalmente para que a entidade tenha uma estrutura que possibilite a defesa dos direitos dos bancários não apenas nas campanhas nacionais, mas também durante todo o ano com ações educativas, atividades, protestos, negociações com setores específicos ou com as direções dos bancos, garantindo a luta pela manutenção dos empregos e por melhores condições de trabalho”, conclui o secretário geral do Sindicato, Júlio César Trigo.
Fonte: Seeb SP, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS