29/10/2019

Procon-SP cobra banco por ‘promessa’ em propaganda de títulos de capitalização



O Procon-SP pedirá esclarecimentos ao banco Santander sobre publicidade que divulga títulos de capitalização da instituição. As campanhas “Você milionário ou seu dinheiro de volta” e “DinDin Santander” também são alvo de duas ações no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Uma delas foi motivada por consumidores que se sentiram lesados, e a outra, pela Caixa Econômica Federal.

Segundo o chefe de gabinete do Procon-SP, Guilherme Farid, o primeiro comercial não explicada como fará os consumidores se tornarem milionários, e se assemelha ao “caso Bettina“, campanha da Empiricus com uma jovem de 22 anos que dizia ter acumulado R$ 1,042 milhão de patrimônio.

O Procon quer que o Santander comprove, baseado em dados técnicos e científicos, a possibilidade de tornar os clientes dos títulos milionários. “O Código reconhece o consumidor como vulnerável. Por isso, a campanha deveria deixar claro que o produto se trata de um título de capitalização e que não vai alcançar um rendimento de poupança, por exemplo. Precisa ter o máximo de informações possível”, afirma Farid, em reportagem do portal UOL.

Segundo o Conar, a campanha “Você milionário ou seu dinheiro de volta” faz promessa de ganhos exagerados com os títulos de capitalização. Já a Caixa reclama ao órgão regulador de publicidade comparativa irregular, uma vez que cita a palavra “loteria” e promove comparação de produtos diferentes.
Fonte: Rede Brasil Atual

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS