23/09/2019
Previ lançará perfis Ciclo de Vida com objetivo de aprimorar gestão do plano Previ Futuro
A fim de aprimorar o plano Previ Futuro, os diretores eleitos anunciaram uma novidade gerada a partir da demanda dos participantes: o Perfis Ciclos de Vida, que buscam encontrar o equilíbrio de risco, liquidez e rentabilidade dos investimentos ao momento de vida e de acordo com o tempo que falta para a aposentadoria do associado do Previ Futuro. Será um serviço complementar aos perfis de investimentos já existentes.
A Previ criou, para o plano Previ Futuro, quatro perfis de investimento: Conservador, Moderado, Arrojado e Agressivo, que identifica o percentual de renda variável.
Como exemplo, quando a bolsa de valores cai, algumas pessoas no perfil Agressivo conseguem identificar essa movimentação e mudam para o perfil Conservador, mas outras não sabem fazer essas migrações de forma adequada.
“A criação do Perfis Ciclos de Vida foi pensada para adequar o perfil do associado, como por exemplo, idade e data para aposentadoria. Vamos supor que a pessoa seja mais velha. Entrando no Ciclos de Vida, ela não vai conseguir fazer migração para o perfil Agressivo porque não é recomendável para uma pessoa mais velha que se arrisque demais, mesmo que esse risco gere ganho para ela. No perfis Ciclos de Vida, a Previ vai fazer as alocações de recursos de renda fixa ou variável”, explica Wagner Nascimento, conselheiro deliberativo eleito da Previ.
“O perfis Ciclos de Vida foi uma demanda surgida das conversas com os participantes que a gente faz com os associados para ajudar na melhoria da estabilidade do plano de associados da Previ”, continua Wagner.
“Ocorre que, por motivos diversos, muitas vezes o participante não opta pelo perfil mais adequado à sua realidade, até mesmo porque ele não tem tempo de ficar acompanhando os movimentos da bolsa e fica com receio de fazer a opção. Então, os Perfis Ciclo de Vida vêm para maximizar a rentabilidade dos nossos investimentos e facilitar a vida do associado”, completa a conselheira deliberativa eleita afirma a conselheira deliberativa eleita Luciana Bagno.
E como vão funcionar? Ela explica: “A Previ vai criar três Perfis Ciclo de Vida: 2020, 2030 e 2040. E o participante vai escolher o perfil de acordo com a data-alvo para a aposentadoria. Então, se você está pensando em se aposentar em 2020, escolhe esse perfil. E o que a Previ vai fazer? Ela vai fazer essa alocação da renda variável, maior no início do ciclo e reduzindo até que no final fique um perfil mais conservador, sem que você tenha de se preocupar em você mesmo fazer essa gestão”.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Decisão sobre a adequação da meta atuarial da Funcef é adiada
- Vitória da construção: G20 histórico abraça pautas do G20 Social
- Eleição da ANABB termina hoje (22). Confira os candidatos apoiados pelo Sindicato e Contraf-CUT
- 24 anos de privatização do Banespa: luta segue para preservar direitos e conquistas dos banespianos
- Campanha 21 Dias de Ativismo reforça luta pelo fim da violência contra a mulher
- Conselho Deliberativo da Funcef vai votar adequação da meta atuarial nesta quinta-feira (21)
- Em defesa do Saúde Caixa viável e sustentável, empregados cobram fim do teto de 6,5% e medidas de prevenção
- Sindicato e Fetec-CUT/SP debatem conjuntura e perspectivas para a categoria bancária
- Fim da escala 6x1 é tema de debate do Coletivo Nacional de Relações do Trabalho da Contraf-CUT
- Alô, associado! Venha curtir o feriado de quarta-feira (20) no Clube dos Bancários
- Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é conquista dos movimentos sociais
- Agências não terão expediente bancário nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra e Zumbi de Palmares
- Organização do trabalho nos bancos leva a adoecimento mental da categoria
- Caixa: Representação dos empregados entrega contraproposta para caixas e tesoureiros
- O sangue dos ancestrais negros continua a ser derramado, agora pelas ações policiais