23/09/2019
Previ lançará perfis Ciclo de Vida com objetivo de aprimorar gestão do plano Previ Futuro

A fim de aprimorar o plano Previ Futuro, os diretores eleitos anunciaram uma novidade gerada a partir da demanda dos participantes: o Perfis Ciclos de Vida, que buscam encontrar o equilíbrio de risco, liquidez e rentabilidade dos investimentos ao momento de vida e de acordo com o tempo que falta para a aposentadoria do associado do Previ Futuro. Será um serviço complementar aos perfis de investimentos já existentes.
A Previ criou, para o plano Previ Futuro, quatro perfis de investimento: Conservador, Moderado, Arrojado e Agressivo, que identifica o percentual de renda variável.
Como exemplo, quando a bolsa de valores cai, algumas pessoas no perfil Agressivo conseguem identificar essa movimentação e mudam para o perfil Conservador, mas outras não sabem fazer essas migrações de forma adequada.
“A criação do Perfis Ciclos de Vida foi pensada para adequar o perfil do associado, como por exemplo, idade e data para aposentadoria. Vamos supor que a pessoa seja mais velha. Entrando no Ciclos de Vida, ela não vai conseguir fazer migração para o perfil Agressivo porque não é recomendável para uma pessoa mais velha que se arrisque demais, mesmo que esse risco gere ganho para ela. No perfis Ciclos de Vida, a Previ vai fazer as alocações de recursos de renda fixa ou variável”, explica Wagner Nascimento, conselheiro deliberativo eleito da Previ.
“O perfis Ciclos de Vida foi uma demanda surgida das conversas com os participantes que a gente faz com os associados para ajudar na melhoria da estabilidade do plano de associados da Previ”, continua Wagner.
“Ocorre que, por motivos diversos, muitas vezes o participante não opta pelo perfil mais adequado à sua realidade, até mesmo porque ele não tem tempo de ficar acompanhando os movimentos da bolsa e fica com receio de fazer a opção. Então, os Perfis Ciclo de Vida vêm para maximizar a rentabilidade dos nossos investimentos e facilitar a vida do associado”, completa a conselheira deliberativa eleita afirma a conselheira deliberativa eleita Luciana Bagno.
E como vão funcionar? Ela explica: “A Previ vai criar três Perfis Ciclo de Vida: 2020, 2030 e 2040. E o participante vai escolher o perfil de acordo com a data-alvo para a aposentadoria. Então, se você está pensando em se aposentar em 2020, escolhe esse perfil. E o que a Previ vai fazer? Ela vai fazer essa alocação da renda variável, maior no início do ciclo e reduzindo até que no final fique um perfil mais conservador, sem que você tenha de se preocupar em você mesmo fazer essa gestão”.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Diretoria plena do Sindicato se reúne para análise de conjuntura e definição de estratégias de luta
- Dia Nacional de Luta em defesa da Previ: trabalhadores do BB realizaram protestos por todo o país
- Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
- Sindicato visita agências do Santander para alertar sobre os impactos da terceirização e reforçar mobilização contra a prática
- Novos exames do PCMSO devem ser oferecidos pela Caixa a partir de maio
- Trabalhadores do BB protestam nesta quarta-feira (16) em defesa da Previ e contra ataques do TCU e CNN
- PL do golpe é tentativa de anistiar Bolsonaro e legalizar ataques à democracia, alerta Contraf-CUT
- Entidades sindicais se mobilizam para Marcha a Brasília e 1º de Maio
- A quem interessa destruir a Cabesp?
- Isenção do IR até R$ 5 mil: 76% dos brasileiros concordam com criação de alíquota mínima para os mais ricos
- Previ: Entenda os interesses em torno do fundo de pensão. E a importância de defendê-lo
- Talentos Fenae/Apcef chega ao fim em clima de festa e confraternização dos empregados e aposentados da Caixa
- STF: aposentado não precisa devolver dinheiro da revisão da vida toda
- Santander ignora diversidade e dá passo atrás ao nomear homem para chefia de marketing
- Contraf-CUT: Ministro do TCU ignora relatório solicitado por ele mesmo em auditoria na Previ