27/06/2019
Presidente do Santander, Sérgio Rial volta a defender trabalho aos finais de semana

O presidente do Santander, Sérgio Rial, usou uma rede social para voltar a defender o trabalho de bancários aos finais de semana, mesmo após o encerramento do programa de educação financeira para clientes do banco, que contava com o “trabalho voluntário” de funcionários em um dia que deveria ser de descanso.
Falando em “novo século” e “pensar sempre melhor pelo cliente”, Rial começou a publicação escrevendo: “Nunca entendi porque durante o fim de semana qdo o maior número de nossos clientes estão (sic) lá, nós estamos fechados”. E continuou: “Nossa ouvidoria já trabalha aos sábados qdo nossos clientes têm mais qualidade de tempo para resolver questionamentos”.
É válido lembrar que na Espanha, sede do banco, os funcionários do Santander não trabalham mais aos sábados. Sindicatos e trabalhadores ficaram anos lutando e conquistaram a folga aos finais de semana. Já o Brasil persiste na contramão, inclusive da legislação brasileira. O banco ainda alega que será melhor para o trabalhador.
"Os únicos que ganham com a medida são o Santander e seus acionistas. Ao invés de abrir agências nos finais de semana, o Santander deveria cumprir seu papel social, garantindo o emprego dos trabalhadores e aumentando as contratações", reivindica Júlio César Trigo, diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região.
Trigo destaca, ainda que há uma lei, datada de 1960, que garante o descanso aos sábados para a categoria bancária. "Trata-se de uma proposta ilegal, pois fere a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários bem como a mesa de negociação entre os trabalhadores e a Federação Nacional dos Bancos, a Fenaban, da qual o banco espanhol participa. Com essa ingerência na vida privada dos seus funcionários, prejudica principalmente as mulheres que são mães de filhos pequenos", ressalta o dirigente.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Lula cobra e Caixa suspende lançamento de bet
- EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA - ACT Saúde Caixa
- VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro destaca combate ao racismo e defesa da igualdade de oportunidades
- Concentração de inovações tecnológicas nas “big techs” é ameaça à democracia
- Saúde Caixa: Proposta com reajuste zero será deliberada em assembleia nos dias 11 e 12
- Aprovada na Câmara, licença-paternidade de 20 dias é conquista histórica dos bancários
- Senado propõe regras para impedir fechamento indiscriminado de agências bancárias
- Lucro do Itaú chega a R$ 34 bilhões enquanto milhares são demitidos
- Banco Central mantém a economia estrangulada com a Selic em 15%
- Abertas as inscrições para as eleições do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Senado aprova isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
- Tecnologia, trabalho e ação sindical: desafios e caminhos possíveis
- Participação dos trabalhadores na gestão das empresas é de interesse público
- Sindicato denuncia abusos do Santander no Dia Nacional de Luta e reafirma defesa dos bancários
- Trabalhadores denunciam: BC atua como inimigo do país com a prática de juros altos