03/06/2019

Banco espanhol paga R$ 195 milhões em impostos para se livrar de CPI de sonegação



Na última sexta-feira (31), o Santander pagou R$ 195 milhões à vista em Imposto Sobre Serviços (ISS) devidos para a cidade de São Paulo para poupar o presidente Sergio Rial e outros executivos do banco de prestarem depoimento para a CPI da Sonegação Tributária, após justiça deferir pedido de condução coercitiva da Câmara Municipal. O depoimento de Rial estava marcado para a próxima quinta, dia 6.

Segundo informações do G1, o banco é investigado pela CPI por supostamente manter, entre 2014 e 2017, a sede de sua empresa Santander Leasing fora de São Paulo (em Poá e Barueri) para pagar uma alíquota menor de ISS. Segundo a Câmara, em 2018 a empresa se mudou para a capital e, desde então, paga normalmente os impostos à cidade.

Em nota, o Santander disse que “está em situação de regularidade fiscal com o município de São Paulo, e que a convocação de 15 executivos da instituição pela CPI ocorre mesmo após todos os esclarecimentos já terem sido prestados anteriormente, e sem que novas informações possam ser acrescentadas – portanto, o Banco recorrerá da decisão”.

A instituição financeira se comprometeu a entregar o comprovante do depósito até o dia 4, terça-feira.
Fonte: Afubesp, com informações do G1 e O Estado de S. Paulo

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS