22/03/2019

Insegurança bancária: Santander anuncia que pretende retirar portas giratórias de agências



O Santander irá retirar as portas giratórias das suas agências, colocando em risco a segurança de bancários e clientes. A medida não foi negociada com o movimento sindical, que por sua vez cobra que o banco recue da decisão.

"A decisão do Santander em retirar as portas giratórias fragiliza o ambiente de trabalho. A atividade bancária é regulamentada e existem normas de segurança. Não podemos aceitar essa alteração, que representa ameaça à vida de clientes, usuários e funcionários. A porta de segurança já foi uma conquista dos bancários, porque dificulta a entrada de objetos metálicos que eventualmente poderiam ser transformados em armas para possíveis assaltos. Nada justifica essa recusa do Santander, ainda mais diante do lucro de mais de R$ 12 bilhões obtido pelo banco em 2018 no Brasil", critica o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Júlio César Trigo.

A posição dos representantes dos trabalhadores é que agências com caixas eletrônicos, com ou sem numerário, devem disponibilizar toda a segurança possível para clientes e funcionários. É de uma irresponsabilidade assustadora retirar portas giratórias das agências enquanto arrombamentos e explosões de terminais de autoatendimento são cada vez mais frequentes. Além disso, vive-se uma escalada da violência e muitas agências ficam em locais com grande incidência de assaltos.

Em 2018, o estado de São Paulo registrou 54 roubos de estabelecimentos bancários.
Fonte: Seeb SP, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS