20/02/2019

É para respeitar: Santander, bancários têm o prazo de até um ano para obter o CPA!



O Santander vem pressionando os bancários que mudaram de função a obter imediatamente a certificação CPA-10 ou CPA-20 quando necessário às suas novas atribuições. O problema é que esta medida desrespeita uma determinação do próprio Banco Central.

Segundo a Resolução nº 3.158, os bancos devem assegurar o prazo de 1 (um) ano para que o empregado possa regularizar a sua certificação adequada à função. A norma está em vigor desde dezembro de 2003, e tal prazo está previsto logo no parágrafo 2º.

O secretario geral do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Júlio César Trigo, esclarece que o Banco Central possui normativo que estebelece aos bancários até um ano para a obtenção da certificação. E que, portanto, cabe o banco respeitar o prazo estipulado, sem necessidade de negociação.

O dirigente sindical orienta que os bancários que sofrerem pressão devem procurar imediatamente o Sindicato pelo telefone (17) 3522-2409, pelo WhatsApp (17) 99259-1987, através do site ou denunciar pessoalmente a um dos diretores. 
Fonte: Seeb SP, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS