29/01/2019
Absurdo! Gerentes do banco Santander são obrigados a vender até mesmo em feiras livres
(Charge: Marcio Baraldi)
O Sindicato dos Bancários de São Paulo informou, em matéria publicada em seu site, que tem recebido denúncias de que gerentes do Santander estão sendo obrigados a ir a feiras livres para vender máquinas Getnet e abrir contas. Além disso, os trabalhadores precisam tirar fotos com feirantes para que fique provado que estão realmente realizando o trabalho.
“Até mesmo para o Santander, com todo o seu histórico de desrespeito aos trabalhadores, essa prática extrapola qualquer limite do tolerável. É um absurdo inédito. Os trabalhadores estão sendo expostos em local aberto, debaixo de um sol de quase 40ºC, sem segurança alguma, com risco de sofrerem um sequestro ou qualquer outro tipo de violência”, indigna-se a dirigente sindical e bancária do Santander Maria do Carmo Ferreira Lellis.
“Além disso, as agências já sofrem com uma enorme sobrecarga de trabalho devido à falta de funcionários. Tirar um gerente da agência para fazer vendas em feiras livres só agrava o problema”, acrescenta.
Diante da denúncia, no último dia 17, representantes dos trabalhadores entraram em contato com a área de relações sindicais do banco, que por sua vez se comprometeu em "atuar imediatamente para entender e corrigir" o problema. Entretanto, a prática continua a ocorrer.
O movimento sindical cobra do Santander que tome as devidas e urgentes providências para que essa prática se encerre imediatamente, preservando assim seu capital humano que, segundo seu presidente, é o que o banco possui de mais valioso. Não é aceitável que um banco como o Santander, que tem no Brasil sua maior fonte de lucro em todo o mundo, trate seus funcionários com tamanho desrespeito.
Denuncie
Carlos Alberto Moretto, diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, orienta aos bancários do Santander que, em caso de exposição à situação semelhante, devem denunciar imediatamente ao Sindicato.
"Caso o bancário seja obrigado a vender produtos em feiras livres ou outro ambiente externo, deve fazer a denúncia ao Sindicato pelo canal Denuncie, diretamente a um dirigente pelo telefone (17) 3522-2409 ou através do WhatsApp (17 99259-1987). O sigilo é garantido," reforça o diretor.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa adia negociação sobre caixas e tesoureiros
- TST julga nesta segunda-feira (25) a aplicação retroativa da reforma trabalhista e gratuidade de Justiça
- Funcef: Adequação da meta atuarial pode aumentar o benefício dos participantes que aderiram ao PDV, caso o benefício seja requerido a partir de janeiro
- CGU demite ex-vice-presidente da Caixa por assédio; Sindicato reforça compromisso no combate a esse tipo de conduta
- Ao longo de toda a vida, negros recebem R$ 900 mil a menos que não negros no Brasil
- Eleição da ANABB termina hoje (22). Confira os candidatos apoiados pelo Sindicato e Contraf-CUT
- Decisão sobre a adequação da meta atuarial da Funcef é adiada
- Vitória da construção: G20 histórico abraça pautas do G20 Social
- Campanha 21 Dias de Ativismo reforça luta pelo fim da violência contra a mulher
- 24 anos de privatização do Banespa: luta segue para preservar direitos e conquistas dos banespianos
- Agências não terão expediente bancário nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra e Zumbi de Palmares
- Fim da escala 6x1 é tema de debate do Coletivo Nacional de Relações do Trabalho da Contraf-CUT
- Sindicato e Fetec-CUT/SP debatem conjuntura e perspectivas para a categoria bancária
- Em defesa do Saúde Caixa viável e sustentável, empregados cobram fim do teto de 6,5% e medidas de prevenção
- Organização do trabalho nos bancos leva a adoecimento mental da categoria