21/08/2018
PB: Justiça do Trabalho manda Banco do Brasil reintegrar e indenizar funcionário demitido
Na quinta-feira (16), o Juiz Paulo Roberto Vieira Rocha, Titular da Vara do Trabalho de Sousa, sentenciou o Banco do Brasil a anular a dispensa imotivada de Helton de Oliveira e reintegrar o funcionário à agência de Pombal-PB, nas mesmas funções e situações fáticas anteriores, com pagamento de todas as parcelas remuneratórias pertinentes, sob pena de aplicação de multa diária no valor de R$ 500, caso a instituição não cumpra a decisão judicial. Na sentença, o Banco também foi condenado ao pagamento de indenização por danos morais, no valor de R$ 51.580,65.
O julgador da ação levou em consideração que o desligamento de Helton, submetido e aprovado em concurso público, ocorreu em virtude de avaliação "parcialmente" insatisfatória no decorrer do contrato de experiência, feita por um avaliador que não acompanhou direta e integralmente o desempenho do funcionário. Ademais, a rescisão mostrou-se abusiva, mormente quando praticada por ente da Administração Indireta vinculada ao princípio da legalidade e moralidade.
O diretor Jurandi Pereira, responsável pelo Jurídico do Sindicato, ressalta que essa decisão é mais uma vitória dos trabalhadores, especialmente dos bancários. “Mais uma vez a Justiça do Trabalho reconheceu o direito da parte mais frágil da relação Capital X Trabalho, reparando o abuso de mais uma instituição financeira pública. Estamos todos de parabéns; o companheiro Helton, que volta ao seu posto de trabalho, inclusive recebendo os atrasados e a indenização por danos morais; o Sindicato, que vê reconhecido o empenho de sua diretoria em defender os associados; e o escritório de Marcelo Assunção & Advogados Associados, pela primorosa condução da ação em defesa de mais um bancário injustiçado”, concluiu.
O julgador da ação levou em consideração que o desligamento de Helton, submetido e aprovado em concurso público, ocorreu em virtude de avaliação "parcialmente" insatisfatória no decorrer do contrato de experiência, feita por um avaliador que não acompanhou direta e integralmente o desempenho do funcionário. Ademais, a rescisão mostrou-se abusiva, mormente quando praticada por ente da Administração Indireta vinculada ao princípio da legalidade e moralidade.
O diretor Jurandi Pereira, responsável pelo Jurídico do Sindicato, ressalta que essa decisão é mais uma vitória dos trabalhadores, especialmente dos bancários. “Mais uma vez a Justiça do Trabalho reconheceu o direito da parte mais frágil da relação Capital X Trabalho, reparando o abuso de mais uma instituição financeira pública. Estamos todos de parabéns; o companheiro Helton, que volta ao seu posto de trabalho, inclusive recebendo os atrasados e a indenização por danos morais; o Sindicato, que vê reconhecido o empenho de sua diretoria em defender os associados; e o escritório de Marcelo Assunção & Advogados Associados, pela primorosa condução da ação em defesa de mais um bancário injustiçado”, concluiu.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa volta atrás, atende Sindicato e decide abonar horas dos jogos do Brasil na Copa
- Põe Mais Dinheiro Caixa! Afinal, o que é o teto?
- COE Itaú entrega pauta de reivindicações ao banco no dia 1º de julho
- Banco do Brasil apresenta proposta insuficiente para recomposição das reservas da Cassi
- Sindicato terá horário especial de atendimento na segunda-feira (29)
- Bancários cobram soluções do INSS para entraves no acesso a benefícios previdenciários
- Falta de segurança nos postos de atendimento do Mercantil coloca trabalhadores em risco
- Super Caixa: participe da consulta e fortaleça a luta por mudanças no programa de remuneração variável
- CUSC cobra mais transparência e melhorias no atendimento durante reunião com gestores do Saúde Caixa
- Categoria bancária aprova minuta de reivindicações para a Campanha Nacional Unificada 2026
- Contraf-CUT entrega à Caixa minuta de reivindicações específicas dos empregados
- Funcionários do Banco do Brasil entregam minuta de reivindicações à direção do banco
- Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban; Primeira negociação será dia 2 de julho
- Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho
- Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026
