04/07/2018
TRT manda Itaú reintegrar bancária demitida que estava amparada por Auxílio-doença

O Itaú perdeu mais uma ação na Justiça do Trabalho por não respeitar direitos trabalhistas e tratar seus funcionários como se fossem apenas números ou máquinas, que podem ser descartados quando bem quiser.
Uma bancária de Angra dos Reis, que recebe Auxílio-doença do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), foi demitida em abril deste ano e conseguiu a reintegração no emprego em julgamento feito pelo TRT (Tribunal Regional Federal), da 1ª Região.
Além de estar afastada, ela comprovou, por meio de exames e diagnósticos, que tem tenossinovite e outras lesões por esforço repetitivo decorrentes do trabalho executado no banco.
No entendimento dos desembargadores do TRT, diante da doença ocupacional e da concessão do Benefício Acidentário, a dispensa não poderia ter sido consumada. "Ponderando-se os interesses em conflito, verifica-se de um lado a necessidade de proteção ao emprego da trabalhadora que porta doença ocupacional e que trabalhou para a empresa por quase 20 anos; de outro, o empregador que quer apenas exercitar o direito protestativo de romper o contrato de trabalho. Ora, as empresas não podem se despir de sua função social, demitindo seus empregados porque simplesmente adoeceram e não mais podem produzir como antes. Tal conduta, no presente caso, até mesmo atrapalha o tratamento médico", constou da sentença da ação.
Para o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Carlos Alberto Moretto, a decisão da Justiça corrobora com as denúncias que o movimento sindical faz há muito tempo em relação à cruel política de pessoal o Itaú.
“A decisão que beneficiou a bancária de Angra vem para reforçar nossa luta contra a exigência de metas cada vez mais altas, o desrespeito à legislação e a forma como o Itaú trata seus funcionários, com um ritmo de trabalho desumano”, destaca Moretto.
A bancária de Angra dos Reis teve todo o apoio do Sindicato e do seu departamento jurídico no processo que assegurou sua reintegração no emprego.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Trabalhadores vão à negociação com Fenaban em defesa da democratização do acesso ao emprego, com igualdade de condições para todos e todas
- Contraf-CUT e Sindicato orientam empregados da Caixa sobre cobranças do Saúde Caixa
- Após cobrança da Contraf-CUT, Caixa suspende descontos indevidos do Saúde Caixa
- Clube dos Bancários está reaberto e pronto para receber os associados
- COE cobra avanços em direitos na primeira negociação específica com o Santander
- COE Itaú cobra transparência em reestruturação e alerta para impactos sobre trabalhadores
- Sindicato alerta para uso correto do vale-transporte após demissões por justa causa no Bradesco
- Eleições Banesprev serão de 23 a 29 de julho; Sindicato apoia chapa "Em Defesa do Banesprev"
- COE cobra avanços ao Bradesco e conquista retorno do registro de ponto para gerentes de relacionamento empresas
- Julho das Pretas destaca políticas públicas e luta por direitos das mulheres negras
- Dados apresentados pela Caixa reforçam necessidade do fim do teto do Saúde Caixa
- Anamatra orienta trabalhador a não esperar decisão final do STF sobre pejotização
- Campanha Nacional no BB: Movimento sindical reivindica abertura de concursos públicos e valorização dos funcionários
- Movimento sindical entrega minuta específica de reivindicações ao Mercantil
- Balanço Funcef: Até maio, planos superam meta atuarial