04/07/2018
TRT manda Itaú reintegrar bancária demitida que estava amparada por Auxílio-doença

O Itaú perdeu mais uma ação na Justiça do Trabalho por não respeitar direitos trabalhistas e tratar seus funcionários como se fossem apenas números ou máquinas, que podem ser descartados quando bem quiser.
Uma bancária de Angra dos Reis, que recebe Auxílio-doença do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), foi demitida em abril deste ano e conseguiu a reintegração no emprego em julgamento feito pelo TRT (Tribunal Regional Federal), da 1ª Região.
Além de estar afastada, ela comprovou, por meio de exames e diagnósticos, que tem tenossinovite e outras lesões por esforço repetitivo decorrentes do trabalho executado no banco.
No entendimento dos desembargadores do TRT, diante da doença ocupacional e da concessão do Benefício Acidentário, a dispensa não poderia ter sido consumada. "Ponderando-se os interesses em conflito, verifica-se de um lado a necessidade de proteção ao emprego da trabalhadora que porta doença ocupacional e que trabalhou para a empresa por quase 20 anos; de outro, o empregador que quer apenas exercitar o direito protestativo de romper o contrato de trabalho. Ora, as empresas não podem se despir de sua função social, demitindo seus empregados porque simplesmente adoeceram e não mais podem produzir como antes. Tal conduta, no presente caso, até mesmo atrapalha o tratamento médico", constou da sentença da ação.
Para o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Carlos Alberto Moretto, a decisão da Justiça corrobora com as denúncias que o movimento sindical faz há muito tempo em relação à cruel política de pessoal o Itaú.
“A decisão que beneficiou a bancária de Angra vem para reforçar nossa luta contra a exigência de metas cada vez mais altas, o desrespeito à legislação e a forma como o Itaú trata seus funcionários, com um ritmo de trabalho desumano”, destaca Moretto.
A bancária de Angra dos Reis teve todo o apoio do Sindicato e do seu departamento jurídico no processo que assegurou sua reintegração no emprego.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Diretoria plena do Sindicato se reúne para análise de conjuntura e definição de estratégias de luta
- Dia Nacional de Luta em defesa da Previ: trabalhadores do BB realizaram protestos por todo o país
- Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
- Sindicato visita agências do Santander para alertar sobre os impactos da terceirização e reforçar mobilização contra a prática
- Novos exames do PCMSO devem ser oferecidos pela Caixa a partir de maio
- Trabalhadores do BB protestam nesta quarta-feira (16) em defesa da Previ e contra ataques do TCU e CNN
- PL do golpe é tentativa de anistiar Bolsonaro e legalizar ataques à democracia, alerta Contraf-CUT
- Entidades sindicais se mobilizam para Marcha a Brasília e 1º de Maio
- A quem interessa destruir a Cabesp?
- Isenção do IR até R$ 5 mil: 76% dos brasileiros concordam com criação de alíquota mínima para os mais ricos
- Previ: Entenda os interesses em torno do fundo de pensão. E a importância de defendê-lo
- Talentos Fenae/Apcef chega ao fim em clima de festa e confraternização dos empregados e aposentados da Caixa
- STF: aposentado não precisa devolver dinheiro da revisão da vida toda
- Santander ignora diversidade e dá passo atrás ao nomear homem para chefia de marketing
- Contraf-CUT: Ministro do TCU ignora relatório solicitado por ele mesmo em auditoria na Previ