01/11/2017
Regional Leste do Banco do Brasil antecipa reforma trabalhista e contraria Banco Central
De acordo com matéria divulgada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo Osasco e Região, O Banco do Brasil está desrespeitando resolução do Banco Central e se antecipando à reforma trabalhista, que irá permitir a contratação de trabalhadores terceirizados inclusive nas atividades essenciais de uma empresa, disseminando a atuação de correspondentes bancários nas agências subordinadas a Regional Leste.
Segundo denúncias de bancários, isso já está ocorrendo nas unidades Itaquera, Vila Formosa, Penha, Eduardo Cotching, Praça Sampaio Vidal e Orfanato. Procurado pelo Sindicato, o superintendente regional negou a prática. Entretanto, as denúncias foram confirmadas pela entidade em visitas nas unidades.
A resolução 3.954 (artigo 17-A, Capítulo VII) é clara: É vedada a prestação de serviços por correspondente no recinto de dependências da instituição financeira contratante.
“É uma concorrência desleal, porque os bancários terão de se preocupar em cumprir metas disputando com os correspondentes, que, ao contrário dos bancários, não precisam atender as demandas dos clientes que vão às agências”, critica o dirigente sindical e funcionário do Banco do Brasil João Maia.
O movimento sindical entregou à Federação dos Bancos (Fenaban), em agosto, Termo de Compromisso cobrando a manutenção dos direitos da categoria. O documento reivindica, entre outros pontos, a não contratação de funcionários terceirizados em atividades-fim.
“Além da ausência de resposta da Fenaban, o Banco do Brasil vem disseminando a atuação de correspondentes bancários nas agências da zona leste da capital, o que reforça a total falta de respeito dos bancos com os seus funcionários”, afirma João Maia.
Segundo denúncias de bancários, isso já está ocorrendo nas unidades Itaquera, Vila Formosa, Penha, Eduardo Cotching, Praça Sampaio Vidal e Orfanato. Procurado pelo Sindicato, o superintendente regional negou a prática. Entretanto, as denúncias foram confirmadas pela entidade em visitas nas unidades.
A resolução 3.954 (artigo 17-A, Capítulo VII) é clara: É vedada a prestação de serviços por correspondente no recinto de dependências da instituição financeira contratante.
“É uma concorrência desleal, porque os bancários terão de se preocupar em cumprir metas disputando com os correspondentes, que, ao contrário dos bancários, não precisam atender as demandas dos clientes que vão às agências”, critica o dirigente sindical e funcionário do Banco do Brasil João Maia.
O movimento sindical entregou à Federação dos Bancos (Fenaban), em agosto, Termo de Compromisso cobrando a manutenção dos direitos da categoria. O documento reivindica, entre outros pontos, a não contratação de funcionários terceirizados em atividades-fim.
“Além da ausência de resposta da Fenaban, o Banco do Brasil vem disseminando a atuação de correspondentes bancários nas agências da zona leste da capital, o que reforça a total falta de respeito dos bancos com os seus funcionários”, afirma João Maia.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa volta atrás, atende Sindicato e decide abonar horas dos jogos do Brasil na Copa
- Põe Mais Dinheiro Caixa! Afinal, o que é o teto?
- COE Itaú entrega pauta de reivindicações ao banco no dia 1º de julho
- Banco do Brasil apresenta proposta insuficiente para recomposição das reservas da Cassi
- Sindicato terá horário especial de atendimento na segunda-feira (29)
- Bancários cobram soluções do INSS para entraves no acesso a benefícios previdenciários
- Falta de segurança nos postos de atendimento do Mercantil coloca trabalhadores em risco
- Super Caixa: participe da consulta e fortaleça a luta por mudanças no programa de remuneração variável
- CUSC cobra mais transparência e melhorias no atendimento durante reunião com gestores do Saúde Caixa
- Categoria bancária aprova minuta de reivindicações para a Campanha Nacional Unificada 2026
- Contraf-CUT entrega à Caixa minuta de reivindicações específicas dos empregados
- Funcionários do Banco do Brasil entregam minuta de reivindicações à direção do banco
- Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban; Primeira negociação será dia 2 de julho
- Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho
- Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026