Saúde: Itaú desrespeita bancários adoecidos e volta a questionar atestados médicos
Bancários adoecidos do Itaú voltaram a ser desrespeitados e tratados como mentirosos. O Sindicato dos Bancários de São Paulo divulgou matéria relatando ter recebido diversas denúncias de que atestados médicos apresentados pelos funcionários têm sido questionados pelo médico do trabalho do banco, que acaba determinando o retorno do bancário mesmo quando ele comprova que está inapto.
O diretor do Sindicato e bancário do Itaú Maikon Azzi explica que o problema decorre novamente do sistema implementado pelo banco em agosto do ano passado e que prevê avaliação clínica complementar, em polos administrativos do Itaú, nos casos de afastamento igual ou superior a cinco dias.
“Ocorreu o mesmo problema em 2016. Os bancários denunciaram que os laudos de seus médicos estavam sendo desconsiderados pelo médico do trabalho. Na ocasião, procuramos o Itaú e a questão foi resolvida. Agora novamente os trabalhadores voltaram a denunciar o mesmo desrespeito”, conta o dirigente.
Maikon acrescenta que um dos casos foi o de um bancário que teve de se afastar por mais de 15 dias e não foi encaminhado para a perícia do INSS. “Nesse caso, o banco deveria conceder o DUT [Documento do Último Dia Trabalhado] para que o trabalhador pudesse encaminhar a perícia. Mas o médico do trabalho o considerou apto e ele não recebeu o documento. O DUT só foi concedido depois que o Sindicato interveio junto à área de relações sindicais.”
O Sindicato já procurou o Relações Sindicais do banco que ficou de verificar a questão. “Estamos aguardando a resposta, mas já deixamos claro que se isso não for resolvido faremos ações sindicais e apresentaremos denúncia ao Ministério Público do Trabalho”, informa Maikon.
O diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Carlos Alberto Moretto, esclarece que atestados médicos não podem ser refutados pelo banco e critica o comportamento do banco ao questionar a idoneidade moral do trabalhador e do próprio médico que o atendeu inicialmente.
“Além de ser um exemplo de falta de ética profissional, é um desrespeito com o trabalhador. Se ainda não bastasse, os bancários que adoecem são vítimas de discriminação, assédio moral e os primeiros a serem demitidos por performance. É inadmissível."
Moretto orienta os trabalhadores que passarem pelo mesmo problema a denunciarem ao Sindicato por meio da ferramenta Denuncie, no site da entidade, ou diretamente a um dirigente sindical. A identidade do denunciante é mantida em total sigilo.
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa apresenta proposta final para o Saúde Caixa e negociações avançam em carreira e remuneração variável
- Banco do Brasil apresenta proposta para renovação do ACT específico
- Categoria garante aumento real, mantém direitos e alcança novas conquistas; Proposta será submetida às assembleias
- 28 de agosto marca trajetória de luta e conquistas dos bancários
- Comando Nacional derrota propostas de arrocho salarial
- Banco do Brasil apresenta avanços em negociação, mas funcionalismo cobra propostas financeiras
- Caixa lucra R$ 7,4 bilhões no semestre e movimento sindical cobra valorização dos empregados
- Caixa promete apresentar nova proposta para o Saúde Caixa nesta sexta-feira (28)
- Sindicato celebra bancários com sorteio de prêmios e reforça mobilização na Campanha Nacional
- Campanha Nacional: Sem aumento real não dá, Fenaban!
- Caixa não apresenta nova proposta para o Saúde Caixa
- Negociação com a Caixa: Saúde Caixa, carreira, condições de trabalho e contratações estão no centro da Campanha; veja resumo até aqui
- Negociação do Banco do Brasil segue sem avanço nas principais reivindicações
- Sete mesas, muitas cobranças e poucas respostas: relembre a negociação com o BB
- Banqueiros propõem reajuste de 62% da inflação, um dos piores de 2026. Comando rejeitou na mesa